Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/51650
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCláudia Maria Alves Vilhenapt_BR
dc.creatorCelia da Consolação Diaspt_BR
dc.date.accessioned2023-04-05T23:06:59Z-
dc.date.available2023-04-05T23:06:59Z-
dc.date.issued2019-
dc.citation.volume29pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.citation.spage81pt_BR
dc.citation.epage94pt_BR
dc.identifier.issn18094783pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/51650-
dc.description.abstractThis article objective to present an experience report on university teaching in the Library internship of a Graduate Program in the area of Information Science. The discipline taught was called “Patrimony Institutions, Preservation Institutions”, whose objective was to show students the importance of patrimony institutions (archive, library and museum) as spaces of culture and preservation, as well as the convergences and divergences between them information units. The methodology for the development of this study was based on a descriptive-analytical study, type experience report on university teaching, conducted in the second semester of 2018, between August and October. The result achieved with the teaching internship made it clear that Science course of a Brazilian public university. This experience was experienced by a doctoral student in the teaching this activity allows the doctoral student a first contact with the teaching practice in higher education and the opportunity to develop didactic practices, relate to undergraduate students and discuss with the internship supervisor their experiences and expectations regarding the lived practice, as well as learning a new professional performance, which besides qualifying the doctoral student, develops, above all, skills and competences for professional success as a future teacher. In addition, the study also made clear the need to recognize that knowledge and learning are not built in isolation, requiring postgraduate students to dialogue with their colleagues to exchange information and experiences in order to be able to reflect about your actions.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência em docência universitária no curso de Biblioteconomia, de uma universidade pública brasileira. Esta experiência foi vivenciada por uma doutoranda no estágio docente de um Programa de Pós-Graduação na área de Ciência da Informação. A disciplina ministrada denominou-se “Instituições Patrimoniais, Instituições de Preservação”, cujo objetivo foi mostrar para os discentes a importância das instituições patrimoniais (arquivo, biblioteca e museu) como espaços de cultura e preservação, bem como as convergências e divergências existentes entre estas unidades de informação. A metodologia para o desenvolvimento deste estudo teve como referência um estudo descritivo-analítico, tipo relato de experiência em docência universitária, conduzido no segundo semestre de 2018, entre os meses de agosto e outubro. O resultado alcançado com o estágio de docência permitiu evidenciar que esta atividade possibilita ao doutorando um primeiro contato com a prática docente no ensino superior e a oportunidade de desenvolver práticas didáticas, relacionar-se com alunos da graduação e discutir com o supervisor do estágio suas experiências e expectativas em relação a prática vivenciada, bem como aprender uma nova atuação profissional, que além capacitar o doutorando, desenvolve, sobretudo, habilidades e competências para o sucesso profissional como futuro professor. Além disto, a realização do estudo também deixou evidente a necessidade de reconhecer que o conhecimento e a aprendizagem não são construídos isoladamente, requerendo por parte dos pós-graduandos um diálogo com seus colegas para troca de informações e experiências no sentido de serem capazes de refletir sobre suas ações.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofInformação & Sociedade: Estudospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDocência universitáriapt_BR
dc.subjectEstágio docentept_BR
dc.subjectFormação pedagógicapt_BR
dc.subjectInstituições de cultura e preservaçãopt_BR
dc.subject.otherInstituições e sociedades culturaispt_BR
dc.subject.otherEstágiopt_BR
dc.titleArquivo, Biblioteca e Museu como espaços de cultura e preservaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/45132pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8682-4403pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0891-6454pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.