Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/51707
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorJorge Santa Annapt_BR
dc.creatorCélia da Consolação Diaspt_BR
dc.creatorBenildes Coura Moreira Dos Santos Maculanpt_BR
dc.date.accessioned2023-04-06T20:03:18Z-
dc.date.available2023-04-06T20:03:18Z-
dc.date.issued2020-
dc.citation.volume25pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage305pt_BR
dc.citation.epage324pt_BR
dc.identifier.issn1414-0594pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/51707-
dc.description.resumoA evolução tecnológica que permeia a sociedade contemporânea representa um dos maiores causadores de mudança nas práticas de organização, representação e uso da informação, sobretudo em unidades e serviços de informação. A realidade aponta que é necessária a constante reestruturação e gestão dos serviços prestados, em especial na concepção orientada para as necessidades dos utilizadores. O presente estudo está ancorado a um projeto de tese, cuja temática contempla a gestão do serviço de referência. Objetivo: Apresentar indícios preliminares acerca da composição dos principais elementos que podem constituir um serviço de referência e informação, adequado às novas tendências da atualidade, nas bibliotecas universitárias. Metodologia: A pesquisa é de abordagem qualitativa, de ordem intelectual, caracterizada como uma revisão sistemática da literatura. A amostra de pesquisa foi selecionada a partir da busca nas Bases LISA, ISTA e LISTA, com uso dos termos “Reference Service” e “University Libraries”, considerando os artigos de periódicos como materiais de análise, publicados entre 2008 e 2018. A partir da aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, analisaram-se 33 artigos, cujo conteúdo foi identificado por meio do estabelecimento de uma matriz de síntese. Conclusões: Com os apontamentos da literatura, concluiu que os serviços, oferecidos tanto na concepção presencial quanto digital, precisam ser planejados e gerenciados a partir da conjugação dos elementos: tecnologias, profissionais e utilizadores, cuja informação é o insumo que sustenta essa tríade. Assim, aumentam-se as possibilidades dessa informação atender e satisfazer uma necessidade, o que garante o alcance do objetivo principal dos serviços de referência.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista ACBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOrganização da Informaçãopt_BR
dc.subjectUso de Informaçãopt_BR
dc.subjectServiço de Referênciapt_BR
dc.subjectGestão de bibliotecas universitáriapt_BR
dc.subject.otherCiência da Informaçãopt_BR
dc.subject.otherBibliotecas - Serviço de referenciapt_BR
dc.titleGestão e organização do serviço de referência: perspectivas contemporâneaspt_BR
dc.title.alternativeReference service management and organization: contemporary outlookpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1651pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0709-3639pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0891-6454pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4303-9071pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gestão e organização do serviço de referência perspectivas contemporâneas.pdf353.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.