Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/51709
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCelia da Consolação Diaspt_BR
dc.creatorJorge Santa Annapt_BR
dc.creatorBenildes Coura Moreira dos Santos Maculanpt_BR
dc.date.accessioned2023-04-06T20:07:18Z-
dc.date.available2023-04-06T20:07:18Z-
dc.date.issued2020-
dc.citation.volume7pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage176pt_BR
dc.citation.epage205pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.24208/rebecin.v7i1.193pt_BR
dc.identifier.issn23583193pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/51709-
dc.description.abstractThe Systematic Literature Review is applied in the health area because it seeks evidence that can be used to make more assertive decisions. In this task, health agents can count on the help of a clinical librarian, who facilitates data collection in the exploration of literature. This article is an experience report on the development of a discipline, whose content is RSL, to be offered in the training of librarians, with a view to preparing them to work in the health area. The article presents theoretical and practical arguments that justify and confirm the participation of the librarian in helping to search for relevant literature; discusses possibilities for librarians to work with health teams in providing accurate, fast and reliable information for decision-making; and reports the planning phase of the discipline, as a product of the teaching activities developed in the Teaching Internship. The text is characterized as descriptive, with a qualitative approach, mentioning the experiences lived as a doctoral student in the Graduate Program in Management and Knowledge Organization, especially with the offer of the Teaching Internship discipline. The results revealed the importance of inserting the proposed discipline in the curriculum of Librarianship courses, preparing new professionals for the clinical field of activity, especially when facilitating the search and selection of sources of information that contribute to assist in medical experiments, facilitating the adoption of measures that promote the health of the population.pt_BR
dc.description.resumoA Revisão Sistemática da Literatura é aplicada na área da saúde por buscar evidências que possam ser empregadas para a tomada de decisões mais assertivas. Nessa tarefa, os agentes de saúde podem contar com o auxílio de um bibliotecário clínico, que facilita o levantamento de dados na exploração da literatura. Este artigo trata-se de um relato de experiência sobre o desenvolvimento de uma disciplina, cujo conteúdo é a RSL, a ser ofertada na formação de bibliotecários, tendo em vista prepará-los para atuar na área da saúde. O artigo apresenta argumentos teóricos e práticos que justificam e confirmam a participação do bibliotecário no auxílio à busca de literatura relevante; discute possibilidades de atuação dos bibliotecários junto às equipes de saúde no fornecimento de informação precisa, rápida e confiável para a tomada de decisões; e relata a fase de planejamento da disciplina, como produto das atividades de docência desenvolvidas no Estágio de Docência. O texto caracteriza-se como descritivo, de abordagem qualitativa, mencionando as experiências vivenciadas como doutorando na Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento, em especial com a oferta da disciplina Estágio Docente. Os resultados revelaram a importância de se inserir a disciplina proposta no currículo dos cursos de Biblioteconomia, preparando os novos profissionais para o campo clínico de atuação, sobretudo ao facilitar o trabalho de busca e seleção das fontes de informação que contribuam para auxiliar nos experimentos médicos, facilitando a adoção de medidas que promovam a saúde da população.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofREBECINpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRevisão sistemática da literaturapt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectAtuação profissionalpt_BR
dc.subjectBiblioteconomia Clínicapt_BR
dc.subject.otherCiência da Informaçãopt_BR
dc.subject.otherBiblioteconomiapt_BR
dc.titleA disciplina revisão sistemática da literatura no currículo formativo do bibliotecário: proposições como ação inovadora em tempos de pandemiapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://abecin.emnuvens.com.br/rebecin/article/view/193pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0891-6454pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0709-3639pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4303-9071pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.