Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/51716
Type: Artigo de Periódico
Title: Pensar o museu como uma comunidade de prática: ambiente de aprendizagem organizacional coletiva e continuada para os profissionais
Authors: Cláudia Maria Alves Vilhena
Celia da Consolação Dias
Abstract: As comunidades de prática são formadas por pessoas que compartilham de um mesmo interesse ou ideal, cujo desenvolvimento pode ocorrer em qualquer tipo de ambiente. Os museus são instituições destinadas a representatividade das diferentes manifestações culturais. O objetivo do artigo é analisar possíveis conexões entre a comunidade prática e o exercício das ações museológicas executadas pelos profissionais de museus. A pesquisa apresenta abordagem qualitativa e utiliza a técnica bibliográfica. Os resultados apresentam a comunidade de prática como uma estrutura informal baseada nos relacionamentos e no conhecimento da equipe. Discute o ambiente museal como possível espaço vocacionado a aprendizagem coletiva junto aos profissionais. Concluiu-se que a comunidade de prática pode contribuir de forma eficaz na prática diária do trabalho nas instituições museais, ao desenvolver a coesão, a interação social e a criação do conhecimento organizacionalcoletivoentreaequipedeprofissionais.
Subject: Museologia
Museu
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.35699/2237-6658.2021.37144
URI: http://hdl.handle.net/1843/51716
Issue Date: 2021
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/37144
metadata.dc.relation.ispartof: Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pensar o museu como uma comunidade de prática.pdf342.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.