Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/51721
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dc.creatorRafael Gonçalves Diaspt_BR
dc.creatorCelia da Consolação Diaspt_BR
dc.date.accessioned2023-04-06T20:40:18Z-
dc.date.available2023-04-06T20:40:18Z-
dc.date.issued2021-
dc.citation.volume8pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage43pt_BR
dc.citation.epage62pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.28998/cirev.2021v8n1cpt_BR
dc.identifier.issn23580763pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/51721-
dc.description.abstractDue to the pandemic caused by the outbreak of the new coronavirus (SARS-CoV-2) that caused COVID-19, teaching, research and extension activities were initially suspended and later adjusted to the remote format. Among all the activities developed at universities, the changes in the defense of theses and dissertations stand out, in which the results of scientific research developed in the Postgraduate Programs are presented, starting in 2020. This generated the need for graduate programs adapt to this momentary reality in order to continue their activities through information technology solutions, remotely and with the virtual presence of the banking sector. In this scenario, this study aims to present the actions implemented by the graduate programs of the Federal University of Minas Gerais (UFMG), during the pandemic period, for the holding of thesis and dissertation defense sessions by videoconference, aiming to highlight the benefits of this practice in the context of scientific communication. To this end, as a data collection technique, it was decided to conduct a documentary research by consulting the websites of UFMG postgraduate departments and collecting data using an online questionnaire to identify information about the conduct of the research sessions. defenses. The research participants comprised 34 graduate programs with grades 6 and 7, selected on the SUCUPIRA platform and which were subsequently analyzed. The results of the survey indicate that most programs publish an online defense agenda by videoconference, and in some cases, it is open to the general public. Applications such as Zoom, Microsoft Teams, Google Meet and YouTube have been used. However, no records were found that these audiovisual materials have been stored in any type of system, leading to reflections on actions to make these recordings available and preserved.pt_BR
dc.description.resumoDevido a pandemia provocada pelo surto do novo coronavírus (SARS-CoV-2) causador da COVID-19, as atividades de ensino pesquisa, extensão foram inicialmente suspensas e posteriormente ajustadas ao formato remoto. Dentre todas as atividades desenvolvidas nas universidades, destacam-se as mudanças na realização das defesas de teses e de dissertações, em que são apresentados os resultados de pesquisas científicas desenvolvidas nos Programas de Pós-graduação, a partir de 2020. Isso gerou a necessidade de programas de pós-graduação se adaptarem a essa realidade momentânea para continuarem suas atividades por meio de soluções tecnológicas de informação, de forma remota e com a presença virtual da banca. Nesse cenário, este estudo tem por objetivo apresentar as ações implementadas pelos programas de pós-graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no período da pandemia, para a realização das sessões de defesas de teses e de dissertações por videoconferência, visando destacar os benefícios dessa prática no contexto da comunicação científica. Para tanto, como técnica de coleta de dados, optou-se por realizar uma pesquisa documental através de consulta a sites de departamentos de pós-graduação da UFMG e uma coleta de dados com uso de questionário online para identificar informações sobre a realização das sessões de defesas. Os participantes da pesquisa compreenderam 34 programas de pós-graduação com notas 6 e 7, selecionados na plataforma SUCUPIRA e que foram posteriormente analisados. Os resultados da pesquisa indicam que a maioria dos programas divulga agenda de defesas online por videoconferência, sendo que em alguns casos, aberto ao público em geral. Tem-se utilizado aplicativos como Zoom, Microsoft Teams, Google Meet e YouTube. Porém, não foram localizados registros de que esses materiais audiovisuais tenham sido armazenados em qualquer tipo de sistema, levando-se a refletir sobre ações de disponibilização e preservação dessas gravações.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCiência Da Informação Em Revistapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVideoconferênciapt_BR
dc.subjectComunicação científicapt_BR
dc.subjectTese e dissertaçãopt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subject.otherCiência da Informaçãopt_BR
dc.subject.otherComunicação na cienciapt_BR
dc.subject.otherCOVID-19pt_BR
dc.titleUso de videoconferência para defesas de teses e dissertações na UFMG em tempos de COVID-19pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/11297pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4016-2680pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0891-6454pt_BR
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