Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/51723
Type: Artigo de Evento
Title: Análise da produção sobre biblioteca escolar no congresso brasileiro de biblioteconomia, documentação e ciência da informação (2005-2013)
Other Titles: Analysis of production on school library in the brazilian congress of library science, documentation and information science (2005-2013)
Authors: Eduardo Valadares da Silva
Edcleyton Bruno Fernandes da Silva
José Alimatéia Aquino Ramos
Abstract: Objetiva analisar as temáticas de pesquisa no Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação entre os anos de 2005 e 2013 com ênfase na Biblioteconomia Escolar. A opção em adotar esse banco de dados, deu-se em função do mesmo contribuir de forma significativa, por buscar organizar e representar o conhecimento sobre a área, na qual a Biblioteca Escolar se constitui como subárea. A amostra foi composta por 44 trabalhos apresentados no evento nas categorias: Leitura; Biblioteca no processo de ensino-aprendizagem e Estrutura de Biblioteca. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e utilizou-se como procedimento de coleta de dados a técnica de levantamento bibliográfico. A análise dos dados foi feita a partir dos elementos pré-textuais e textuais das comunicações. Considera-se que a quantidade de trabalhos apresentados nas edições analisadas foi significativa e vem sendo ampliada a cada ano. Além disso, a diversidade de categorias temáticas revelou múltiplas abordagens e experiências relacionadas às categorias analisadas.
Abstract: Aims to analyze the research topics in the Brazilian Congress of Library Science, Documentation and Information Science between 2005 and 2013 with emphasis on School Librarianship. The option to adopt this database was due to the fact that it contributes in a significant way, by seeking to organize and represent the knowledge about the area, in which the School Library is constituted as a subarea. The sample consisted of 44 papers presented at the event in the categories: Reading; Library in the teaching-learning process and Library Structure. Methodologically, this is a bibliographical research and was used as a data collection procedure the technique of bibliographic survey. The analysis of the data was made from the pre-textual and textual elements of the communications. It is considered that the number of papers presented in the analyzed editions was significant and has been increasing each year. In addition, the diversity of thematic categories revealed multiple approaches and experiences related to the categories analyzed.
Subject: Biblioteconomia
Pesquisa bibliográfica
Bibliotecas escolares
Biblioteconomia - Congressos
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ECI - DEPARTAMENTO DE TEORIA E GESTÃO INFORMAÇÃO
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/51723
Issue Date: 2017
metadata.dc.url.externa: http://www.uel.br/eventos/cinf/index.php/secin2017/secin2107/schedConf/presentations
metadata.dc.relation.ispartof: Seminário em Ciência da Informação
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
analisedaproduçõsobrebibliotecaescolar.pdf247.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.