Análise da produção sobre biblioteca escolar no congresso brasileiro de biblioteconomia, documentação e ciência da informação (2005-2013)
Carregando...
Data
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Federal de Minas Gerais
Descrição
Tipo
Artigo de evento
Título alternativo
Analysis of production on school library in the brazilian congress of library science, documentation and information science (2005-2013)
Primeiro orientador
Membros da banca
Resumo
Objetiva analisar as temáticas de pesquisa no Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação entre os anos de 2005 e 2013 com ênfase na Biblioteconomia Escolar. A opção em adotar esse banco de dados, deu-se em função do mesmo contribuir de forma significativa, por buscar organizar e representar o conhecimento sobre a área, na qual a Biblioteca Escolar se constitui como subárea. A amostra foi composta por 44 trabalhos apresentados no evento nas categorias: Leitura; Biblioteca no processo de ensino-aprendizagem e Estrutura de Biblioteca. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e utilizou-se como procedimento de coleta de dados a técnica de levantamento bibliográfico. A análise dos dados foi feita a partir dos elementos pré-textuais e textuais das comunicações. Considera-se que a quantidade de trabalhos apresentados nas edições analisadas foi significativa e vem sendo ampliada a cada ano. Além disso, a diversidade de categorias temáticas revelou múltiplas abordagens e experiências relacionadas às categorias analisadas.
Abstract
Aims to analyze the research topics in the Brazilian Congress of Library Science, Documentation and Information Science between 2005 and 2013 with emphasis on School Librarianship. The option to adopt this database was due to the fact that it contributes in a significant way, by seeking to organize and represent the knowledge about the area, in which the School Library is constituted as a subarea. The sample consisted of 44 papers presented at the event in the categories: Reading; Library in the teaching-learning process and Library Structure. Methodologically, this is a bibliographical research and was used as a data collection procedure the technique of bibliographic survey. The analysis of the data was made from the pre-textual and textual elements of the communications. It is considered that the number of papers presented in the analyzed editions was significant and has been increasing each year. In addition, the diversity of thematic categories revealed multiple approaches and experiences related to the categories analyzed.
Assunto
Biblioteconomia, Pesquisa bibliográfica, Bibliotecas escolares, Biblioteconomia - Congressos
Palavras-chave
Biblioteconomia, Biblioteca Escolar, Pesquisa Bibliográfica, CBBD
Citação
Departamento
Curso
Endereço externo
http://www.uel.br/eventos/cinf/index.php/secin2017/secin2107/schedConf/presentations