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http://hdl.handle.net/1843/51737
Tipo: | Tese |
Título: | O itinerário da famílias na atenção às necessidades da criança preterma no primeiro ano de vida |
Autor(es): | Cynthia Marcia Romano Faria Walty |
Primeiro Orientador: | Profa. Dra. Elysângela Dittz Duarte |
Primeiro Coorientador: | Não se aplica |
metadata.dc.contributor.advisor-co2: | Não se aplica |
Primeiro membro da banca : | Profa. Dra. Eliane Tatsch Neves |
Segundo membro da banca: | Profa. Dra. Maria de La Ó Ramalho Verissimo |
Terceiro membro da banca: | Profa. Dra. Maria Angelica Marcheti |
Quarto membro da banca: | Profa. Dra. Debora Falleiros de Mello |
Resumo: | Introdução: A continuidade dos cuidados de crianças nascidas prematuras egressas da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal faz-se necessária para o atendimento às necessidades de saúde apresentadas por essas crianças relacionadas à prematuridade. As trajetórias para o cuidado em saúde de seus filhos pode ser mediada por aspectos sócio-econômicos e culturais Objetivo geral: Analisar o itinerário de cuidados de famílias para o atendimento às necessidades de saúde de suas crianças nascidas prematuras no primeiro ano de vida. Objetivos específicos: verificar as ações de cuidado realizadas pelas famílias no domicílio e identificar subsistemas utilizados pelas famílias para o cuidado de suas crianças no primeiro ano de vida. Método: Trata-se de um Estudo de Caso Coletivo, longitudinal, de abordagem qualitativa. O Modelo de Sistemas de Cuidados em Saúde e o Modelo das Necessidades Essenciais das Crianças foram os referenciais teóricos desse estudo. Utilizamos a observação, a entrevista com roteiro semiestruturado, o genograma e o ecomapa para a produção de dados em campo. Oito famílias de crianças nascidas com menos de 32 semanas e egressas de três Unidades de Terapia Intensiva Neonatal de Belo Horizonte foram acompanhadas ao longo do primeiro ano de vida. Os dados foram coletados, inicialmente, no domicílio e, posteriormente, por via telefônica devido à pandemia da covid-19. A análise dos dados foi orientada pela técnica de Análise de Conteúdo Direcionada e apoiada pelo software MaxQDA versão 18.0 para organização e tratamento dos dados. Resultados: Os itinerários de cuidados de crianças prematuras foram mediados pelos três subsistemas do Modelo de Sistemas de Cuidados em Saúde em maior ou menor intensidade. Eles também influenciaram as ações de cuidado das famílias das crianças nascidas prematuras no primeiro ano de vida. As necessidades de saúde foram atendidas por meio dos subsistemas destacando o potencial atendimento à necessidade de proteção física, segurança e regulamentação. Entretanto para o atendimento à necessidade de estabelecimento de limites, organização e expectativas e de experiências individuais precisam ser mais exploradas pelo subsistema profissional. Conclusões: As famílias de crianças nascidas prematuras necessitam de apoio para a continuidade do cuidado após a alta da Terapia Intensiva. O subsistema profissional deve constituir-se como um apoio tanto para o fortalecimento do subsistema informal acessado pelas mães como para a construção do itinerário no primeiro ano de vida. Considerações para a enfermagem: a enfermagem como uma profissão do cuidado necessita encontrar caminhos para realizar ações do campo de conhecimento que lhe é próprio como se fazer reconhecer como rede de apoio para o fortalecimento das competências familiares para o cuidado de seus filhos prematuros no domicílio favorecendo o atendimento às necessidades de saúde dessas crianças e de suas famílias |
Assunto: | Cuidado da Criança Recém-Nascido Prematuro Necessidades e Demanda de Serviços de Saúde Enfermagem Familiar Relações Profissional-Família |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/51737 |
Data do documento: | 10-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
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