Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/51781
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Ensinar a ensinar a Aritmética à luz das perspectivas escolanovistas em Minas Gerais: uma investigação no arquivo pessoal Alda Lodi |
Other Titles: | Teaching to teach Arithmetics according to New Education in Minas Gerais: an investigation in Alda Lodi’s personal archive Enseñar a enseñar la Aritmética a la luz de las perspectivas escolanovistas en Minas Gerais: una investigación en el archivo personal Alda Lodi |
Authors: | Maria Laura Magalhães Gomes Diogo Alves de Faria Reis |
Abstract: | O artigo apresenta nossasinterpretações sobre práticas educativas desenvolvidas na formação de docentes para os anos iniciais da educação escolar, no que se refere à Matemática, em Minas Gerais, nas décadas de 1930 e 1940, a partir de documentos do Arquivo Pessoal Alda Lodi (APAL). A análise realizada mostra que as concepções e práticas de Alda Lodi oscilaram entre o inovador e o tradicional no que concerne ao ensino da metodologia da aritmética para as professoras primárias,na Escola de Aperfeiçoamento e no curso de Administração Escolar. Na complexa combinação de elementos escolanovistas e tradicionais que Alda Lodi usou para conduzir a formação docente, assume papel relevante o fato de ter sido católica fervorosa e ter exercido sua atuação numa sociedade conservadora na qual o catolicismo era forte e poderoso. |
Abstract: | The article presentsourinterpretationofeducationalpractices developed in thetrainingof teachers forthe early years ofelementaryeducation,with regardto mathematics, in Minas Gerais,in the 1930sand 1940s. The sources for ourresearch weredocumentsofAlda Lodi’s personal archive.Ouranalysisshows thattheconcepts and practices ofAldaLodioscilated betweenthe innovative andthe traditionalwith respectto theteaching of methodology of arithmeticfor primaryteachers, in Escola de Aperfeiçoamento and Curso de Administração Escolar. Inthe complex combination ofNew Education characteristicsand traditional elementsused by Alda Lodi, an important role is played by Catholicism. |
Subject: | Matemática - Estudo e ensino Aritmética - Estudo e ensino Escola nova |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.doi: | 10.14393/che-v16n1-2017-15 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/51781 |
Issue Date: | 27-Apr-2017 |
metadata.dc.url.externa: | https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/38270 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Cadernos De História Da Educação |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ensinar a ensinar a Aritmética à luz das perspectivas escolanovistas em Minas Gerais uma investigação no arquivo pessoal Alda Lodi.pdf | 388.39 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.