Investigação da consciência metacognitiva no âmbito do desenvolvimento profissional com foco em tecnologias educacionais: um estudo com professores no contexto da pandemia da covid-19

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Universidade Federal de Minas Gerais

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Dissertação de mestrado

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Membros da banca

Aline Silva de Miranda
Ana Júlia Lemos Alves Pedreira

Resumo

Este estudo surge a partir da necessidade de melhor compreensão da autorregulação do processo cognitivo associado à aprendizagem, na interface das Neurociências com a Educação. A pandemia de COVID-19exigiu práticas pedagógicas inovadoras e com uso de Tecnologias Educacionais. Com o ensino a distância, a autonomia e a metacognição se tornam habilidades determinantes para o sucesso escolar. Objetivou-se analisar a concepção de docentes sobre o conceito e exercício de metacognição e sobre quão preparados estão em relação ao uso das tecnologias digitais. Participaram 31 docentes da rede pública da educação básica. A coleta de dados e análise foram realizadas no âmbito de uma disciplina a distância. Foram realizadas uma investigação dos conhecimentos prévios e formação acadêmica através de um questionário semiestruturado; investigações das competências digitais e da consciência metacognitiva por meio da Autoavaliação das Competências Digitais de Professores, do Inventário de Consciência Metacognitiva e grupos focais. Um questionário foi aplicado ao final da disciplina para avaliar o aprendizado. Os relatos do Grupo Focal evidenciaram que os docentes entendem que as Tecnologias Educacionais são aliadas do processo de ensino-aprendizagem, e a construção de competências digitais representa um desafio da formação profissional. Os resultados obtidos com o Inventário de Consciência Metacognitiva apontaram que 42% dos docentes apresentam conhecimento metacognitivo “Frequentemente” e 24% “Sempre” indicando que eles têm conhecimento sobre sua própria cognição ou sobre a cognição em geral. Já em relação à regulação da cognição, 46% dos participantes aplicam as estratégias “Frequentemente” e 22% “Sempre”. Quanto às Competências Digitais, a maior parte dos professores encontra-se entre a “familiarização” (14 deles – 45%) e a “adaptação” (15 deles – 48%) na área pedagógica. Na área de desenvolvimento profissional 07 docentes (23%) consideram que estão no nível de “familiarização”, 21 docentes (68%) declaram estar no nível de “adaptação” e em cidadania digital a maior parte dos professores está distribuída entre “familiarização” (68%) e “adaptação” (29%). Além disso, os participantes demonstraram níveis razoavelmente elevados de consciência metacognitiva, embora tenham demonstrado baixos níveis de competências digitais. Dessa forma, o presente trabalho trouxe evidências de que existem lacunas significativas na formação inicial e continuada de docentes, principalmente, no que se refere ao entendimento do processo neurobiológico de aprendizagem, e ao uso de competências digitais.

Abstract

This study arises from the need for a better understanding of the self-regulation of the cognitive process associated with learning, at the interface between Neuroscience and Education. The COVID-19 pandemic required innovative pedagogical practices and the use of Educational Technologies. With distance learning, autonomy and metacognition become crucial skills for school success. The objective was to analyse the teachers' conception of the concept and exercise of metacognition and how prepared they are in relation to the use of digital technologies. Thirty-one teachers from the public basic education network participated. Data collection and analysis were carried out within the scope of a distance course. An investigation of previous knowledge and academic training was carried out through a semi-structured questionnaire; investigations of digital skills and metacognitive awareness through the Self- Assessment of Teachers' Digital Skills, the Metacognitive Awareness Inventory and focus groups. A questionnaire was applied at the end of the course to assess learning. The reports of the Focus Group showed that teachers understand that Educational Technologies are allies of the teaching-learning process, and the construction of digital skills represents a challenge for professional training. The results obtained with the Metacognitive Consciousness Inventory showed that 42% of the teachers have metacognitive knowledge “Frequently” and 24% “Always” indicating that they have knowledge about their own cognition or about cognition in general. Regarding the regulation of cognition, 46% of the participants apply the strategies “Frequently” and 22% “Always”. As for Digital Skills, most teachers are between “familiarization” (14 of them – 45%) and “adaptation” (15 of them – 48%) in the pedagogical area. In the area of professional development, 07 professors (23%) consider that they are at the level of "familiarization", 21 professors (68%) declare to be at the level of "adaptation" and in digital citizenship most professors are distributed between "familiarization" (68%) and “adaptation” (29%). In addition, participants demonstrated reasonably high levels of metacognitive awareness, although they demonstrated low levels of digital skills. Thus, the present work brought evidence that there are significant gaps in the initial and continuing education of teachers, especially with regard to the understanding of the neurobiological process of learning, and the use of digital skills.

Assunto

Neurociências, Educação, Tecnologia educacional, Metacognição, Capacitação de professores

Palavras-chave

Neurociência Educacional. Tecnologias Educacionais. Formação de Professores. Ensino e aprendizagem. Competências Digitais. Metacognição.

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