Investigação da consciência metacognitiva no âmbito do desenvolvimento profissional com foco em tecnologias educacionais: um estudo com professores no contexto da pandemia da covid-19
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Editor
Universidade Federal de Minas Gerais
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Tipo
Dissertação de mestrado
Título alternativo
Primeiro orientador
Membros da banca
Aline Silva de Miranda
Ana Júlia Lemos Alves Pedreira
Ana Júlia Lemos Alves Pedreira
Resumo
Este estudo surge a partir da necessidade de melhor compreensão da autorregulação do processo cognitivo associado à aprendizagem, na interface das Neurociências com a Educação. A pandemia de COVID-19exigiu práticas pedagógicas inovadoras e com uso de Tecnologias Educacionais. Com o ensino a distância, a autonomia e a metacognição se tornam habilidades determinantes para o sucesso escolar. Objetivou-se analisar a concepção de docentes sobre o conceito e exercício de metacognição e sobre quão preparados estão em relação ao uso das tecnologias digitais. Participaram 31 docentes da rede pública da educação básica. A coleta de dados e análise foram realizadas no âmbito de uma disciplina a distância. Foram realizadas uma investigação dos conhecimentos prévios e formação acadêmica através de um questionário semiestruturado; investigações das competências digitais e da consciência metacognitiva por meio da Autoavaliação das Competências Digitais de Professores, do Inventário de Consciência Metacognitiva e grupos focais. Um questionário foi aplicado ao final da disciplina para avaliar o aprendizado. Os relatos do Grupo Focal evidenciaram que os docentes entendem que as Tecnologias Educacionais são aliadas do processo de ensino-aprendizagem, e a construção de competências digitais representa um desafio da formação profissional. Os resultados obtidos com o Inventário de Consciência Metacognitiva apontaram que 42% dos docentes apresentam conhecimento metacognitivo “Frequentemente” e 24% “Sempre” indicando que eles têm conhecimento sobre sua própria cognição ou sobre a cognição em geral. Já em relação à regulação da cognição, 46% dos participantes aplicam as estratégias “Frequentemente” e 22% “Sempre”. Quanto às Competências Digitais, a maior parte dos professores encontra-se entre a “familiarização” (14 deles – 45%) e a “adaptação” (15 deles – 48%) na área pedagógica. Na área de desenvolvimento profissional 07 docentes (23%) consideram que estão no nível de “familiarização”, 21 docentes (68%) declaram estar no nível de “adaptação” e em cidadania digital a maior parte dos professores está distribuída entre “familiarização” (68%) e “adaptação” (29%). Além disso, os participantes demonstraram níveis razoavelmente elevados de consciência metacognitiva, embora tenham demonstrado baixos níveis de competências digitais. Dessa forma, o presente trabalho trouxe evidências de que existem lacunas significativas na formação inicial e continuada de docentes, principalmente, no que se refere ao entendimento do processo neurobiológico de aprendizagem, e ao uso de competências digitais.
Abstract
This study arises from the need for a better understanding of the self-regulation of the cognitive
process associated with learning, at the interface between Neuroscience and Education. The
COVID-19 pandemic required innovative pedagogical practices and the use of Educational
Technologies. With distance learning, autonomy and metacognition become crucial skills for
school success. The objective was to analyse the teachers' conception of the concept and
exercise of metacognition and how prepared they are in relation to the use of digital
technologies. Thirty-one teachers from the public basic education network participated. Data
collection and analysis were carried out within the scope of a distance course. An investigation
of previous knowledge and academic training was carried out through a semi-structured
questionnaire; investigations of digital skills and metacognitive awareness through the Self-
Assessment of Teachers' Digital Skills, the Metacognitive Awareness Inventory and focus
groups. A questionnaire was applied at the end of the course to assess learning. The reports of
the Focus Group showed that teachers understand that Educational Technologies are allies of
the teaching-learning process, and the construction of digital skills represents a challenge for
professional training. The results obtained with the Metacognitive Consciousness Inventory
showed that 42% of the teachers have metacognitive knowledge “Frequently” and 24%
“Always” indicating that they have knowledge about their own cognition or about cognition in
general. Regarding the regulation of cognition, 46% of the participants apply the strategies
“Frequently” and 22% “Always”. As for Digital Skills, most teachers are between
“familiarization” (14 of them – 45%) and “adaptation” (15 of them – 48%) in the pedagogical
area. In the area of professional development, 07 professors (23%) consider that they are at the
level of "familiarization", 21 professors (68%) declare to be at the level of "adaptation" and in
digital citizenship most professors are distributed between "familiarization" (68%) and
“adaptation” (29%). In addition, participants demonstrated reasonably high levels of
metacognitive awareness, although they demonstrated low levels of digital skills. Thus, the
present work brought evidence that there are significant gaps in the initial and continuing
education of teachers, especially with regard to the understanding of the neurobiological
process of learning, and the use of digital skills.
Assunto
Neurociências, Educação, Tecnologia educacional, Metacognição, Capacitação de professores
Palavras-chave
Neurociência Educacional. Tecnologias Educacionais. Formação de Professores. Ensino e aprendizagem. Competências Digitais. Metacognição.