Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/51827
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPatrícia Gonçalves Teixeirapt_BR
dc.creatorEura Martins Lagept_BR
dc.creatorMário Dias Corrêa Júniorpt_BR
dc.creatorWagner José Corradi Barbosapt_BR
dc.creatorCirdes Lopes Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2023-04-11T21:00:02Z-
dc.date.available2023-04-11T21:00:02Z-
dc.date.issued2019-
dc.citation.issue16 ; 5pt_BR
dc.citation.spage764pt_BR
dc.citation.epage777pt_BR
dc.identifier.issn2237-5996pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/51827-
dc.description.abstractIn this article we discuss the impact of Distance Education (DE) applied to the discipline Primary Health Care for Women, offered by the Department of Gynecology and Obstetrics of the Faculdade de Medicina of the Universidade Federal de Minas Gerais. The discipline is taught in Basic Health Units (UBSs) with a view to training students for outpatient care according to the prevailing nosology, prioritizing practical activity with more autonomy but with proper teacher supervision. However, UBSs offer a variety of other clinical, educational and health promotion activities to the community and are not well adapted to this academic teaching. In most UBSs, strategies are carried out in spaces without physical space for proper student and teacher accommodation. Thinking about improving the logistics at the UBSs, while addressing the theoretical content of the discipline, with the necessary quality of the medical course a pilot project was designed with all the theoretical programmatic content of the discipline, presented in the form of video, clinical cases, scientific texts and objective tests. The project was approved by the Departmental Chamber of the Faculty of Medicine and CEGRAD being executed during 2017 and 2018. A questionnaire for student assessment of the strategy was inserted on the Virtual Learning Environment Moodle and the results analyzed with package SSPS 2015 version. It has been also investigated about the best applied methodology, where the students performed their tasks and the preferred operating system among other issues. The results show that the employed DL strategy was well accepted by the students and improved the way of learning as well as the knowledge about the UBSs. Our results have stimulated, even though shyly, the EAD modality in the teaching practice of the medicine course.pt_BR
dc.description.resumoNeste artigo, discutimos o impacto da Educação a Distância (DE) aplicada à disciplina Atenção Primária à Saúde da Mulher, oferecida pelo Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A disciplina é ministrada em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com o objetivo de capacitar os alunos para atendimento ambulatorial de acordo com a nosologia vigente, priorizando a atividade prática com mais autonomia, mas com a devida supervisão dos professores. No entanto, as UBSs oferecem uma variedade de outras atividades clínicas, educacionais e de promoção da saúde à comunidade e não estão bem adaptadas para esse ensino acadêmico. Na maioria das UBSs, as estratégias são realizadas em locais, sem espaço físico para acomodação adequada de alunos e professores. Pensando em melhorar a logística nas UBSs, abordando o conteúdo teórico da disciplina, com a qualidade necessária do curso médico, foi projetado um projeto piloto com todo o conteúdo programático teórico da disciplina, apresentado na forma de vídeo, casos clínicos, textos científicos e testes objetivos. O projeto foi aprovado pela Câmara Departamental da Faculdade de Medicina e CEGRAD, sendo executado durante 2017 e 2018. Um questionário para avaliação dos alunos da estratégia foi inserido no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle e os resultados analisados com o pacote SSPS 2015. Também investigamos a melhor metodologia aplicada, onde os alunos executavam suas tarefas e o sistema operacional preferido, dentre outras questões. Os resultados mostram que a estratégia de EAD empregada foi bem aceita pelos alunos e melhorou tanto a maneira de aprender quanto o conhecimento sobre as UBSs. Nossos resultados estimularam, mesmo que modestamente, a modalidade EAD na prática docente do curso de medicina.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMED - DEPARTAMENTO DE GINECOLOGIA OBSTETRÍCIApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCongresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância ; Congresso Internacional de Educação Superior a Distânciapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEADpt_BR
dc.subjectSaúde da Mulherpt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.subjectMoodlept_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subject.otherEducação a Distânciapt_BR
dc.subject.otherMoodle (Programa de computador)pt_BR
dc.titlePlataforma moodle na disciplina atenção primária à saúde da mulher do curso de medicina da UFMGpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://www.aunirede.org.br/portal/anais-esud/pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2804-696Xpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7614-695Xpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4198-0546pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5150-5282pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2106-3679pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.