Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/51847
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Mala de Leitura da UFMG: a leitura literária e o processo de formação do(a) leitor(a) |
Autor(es): | Cecília Vieira do Nascimento Mariana Magalhães Lara Maria Elisa de Araújo Grossi |
Resumo: | Este artigo tem como propósito relatar algumas das reflexões que um grupo de professoras pesquisadoras vem desenvolvendo, na busca pela compreensão dos processos de formação do leitor literário e da difusão da leitura literária, tendo como base o desenvolvimento do Projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão Mala de Leitura da UFMG. Dentre as muitas atividades desenvolvidas no Projeto, temos buscado compreender os processos de formação do leitor literário, tendo como referência principal as estratégias utilizadas por professores e outros mediadores para essa formação. Apesar de o Projeto existir há 20 anos, atuando na promoção da leitura literária, nossa busca pela sistematização de conhecimentos que contribuam para compreensão dos processos de formação de leitores é recente. Pretendemos descobrir em qual medida as atividades do Projeto, bem como as atividades propostas pelo professor de classe, valorizam a formação do leitor, levando em conta como foi a formação do próprio professor de classe em sua infância. Visamos, na atual fase do Projeto, compreender como se dá a formação do professor como leitor, para assim, observar se há uma relação com as suas concepções de leitura literária e com a mediação que ele desenvolve com os estudantes. |
Abstract: | The purpose of this article is to report some of the reflections that a group of researching teachers has been developing in the search for an understanding of the literary reader formation processes and the diffusion of literary reading, based on the development of the Projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão Mala de Leitura of the UFMG. Among the many activities developed in the Project, we have sought to understand the literary reader formation processes, having as main reference the strategies used by teachers and other mediators for this training. Although the Project exists for 20 years, working to promote literary reading, our search for the systematization of knowledge that contributes to understanding the processes of formation of readers is recent. We intend to discover to what extent the activities of the Project, as well as the activities proposed by the class teacher, value the formation of the reader, taking into account how was the formation of the class teacher himself in his childhood. We pretend to understand how the formation of the teacher as a reader takes place, in order to observe the formation of the student as a reader. |
Assunto: | Leitura - Estudo e ensino Crianças - Livros e leitura Leitura (Ensino fundamental) |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/51847 |
Data do documento: | Nov-2017 |
metadata.dc.url.externa: | https://www.ceale.fae.ufmg.br/files/uploads/xii%20jogo%20do%20livro/ANAIS%20parte%201/MALA%20DE%20LEITURA%20DA%20UFMG.pdf |
metadata.dc.relation.ispartof: | Jogo do Livro ; Seminário Latino-Americano: Palavras em Deriva |
Aparece nas coleções: | Artigo de Evento |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.