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http://hdl.handle.net/1843/51884
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Gestão do trabalho na escola de tempo integral: os docentes e os desafios de uma política inclusiva |
Título(s) alternativo(s): | Gestión del trabajo en la escuela de tiempo completo: los docentes y los desafíos de una política inclusiva Work management in full-time schools: the teachers and the challenges of an inclusive policy |
Autor(es): | Dalila Andrade Oliveira Ana Maria Clementino Jesus e Silva |
Resumen: | O artigo é resultado de pesquisa sobre o trabalho docente nas escolas que adotaram programas de educação em tempo integral, como política inclusiva dirigida às crianças e jovens consideradas socialmente vulneráveis. Buscou identificar quem são os docentes desses programas, as condições em que trabalham e as práticas pedagógicas que adotam. A metodologia compreendeu várias fases: revisão de literatura; levantamento documental; observação etnográfica nas escolas; entrevistas com os coordenadores e gestores escolares e grupos focais com os docentes. A pesquisa centrou-se em dois programas, sendo um no âmbito do municipal e outro estadual. Como resultado, constatou-se a emergência de novos docentes atuando nesses programas, sem a formação necessária e a experiência adequada para o exercício da docência. Em consequência, observa-se nítida divisão do trabalho nas escolas, entre os professores do turno regular e aqueles que atuam nos programas engendrando novas hierarquias e estratificações. As análises das condições de trabalho oferecidas nesses programas demonstram alto grau de improvisação em relação aos espaços e ao planejamento do trabalho, condições instáveis de contratação dos docentes e baixa remuneração, indicando fragilidades na implementação dos programas que afetam diretamente o alcance pleno dos objetivos de uma política inclusiva. |
Abstract: | The article is the result of research on teaching work in schools that have adopted fulltime education programs, such as an inclusive policy directed at children and young people considered to be socially vulnerable. It sought to identify who the teachers of these programs are, the conditions in which they work and the pedagogical practices they adopt. The methodology comprised several phases: literature review; Documentary survey; Ethnographic observation in schools; Interviews with school coordinators and managers and focus groups with teachers. The research focused on two programs, one in the municipal and the other state. As a result, the emergence of new teachers working in these programs, without the necessary training and adequate experience to practice teaching, was observed. As a consequence, there is a clear division of labor in schools, between teachers of the regular shift and those who work in the programs, engendering new hierarchies and stratifications. The analyzes of the working conditions offered in these programs demonstrate a high degree of improvisation in relation to spaces and work planning, unstable conditions of hiring of teachers and low remuneration, indicating weaknesses in the implementation of programs that directly affect the full achievement of the objectives of a inclusive policy. |
Asunto: | Professores Escolas de tempo integral Educação inclusiva |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.34096/riice.n40.4130 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/51884 |
Fecha del documento: | 2016 |
metadata.dc.url.externa: | http://revistascientificas.filo.uba.ar/index.php/iice/article/view/4130 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista Del IICE |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
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