Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/51885
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Efetividade da dança na funcionalidade de crianças e adolescentes com deficiência: uma revisão sistemática
Autor(es): Herick Fernandes Soares
primer Tutor: Deisiane Oliveira Souto
primer Co-tutor: Hércules Ribeiro Leite
primer miembro del tribunal : Rejane Vale Gonçalves
Segundo miembro del tribunal: Náguia Letícia de Medeiros
Tercer miembro del tribunal: Deisiane de Oliveira Souto
Resumen: Introdução: A saúde de crianças e adolescentes com deficiência pode ser afetada em todos os domínios da funcionalidade propostos pela Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). Os primeiros anos de vida são fundamentais para iniciar programas terapêuticos para esses indivíduos de maneira a integrar cada vez mais componentes de atividade/participação associado às estruturas e funções do corpo. Pesquisas existentes sugerem que a dança proporciona benefícios nas estruturas e funções do corpo, como equilíbrio e aptidão cardiorrespiratória, porém não está claro a efetividade da dança nos diferentes domínios da funcionalidade de crianças com deficiência. Objetivos: Investigar a eficácia da dança na funcionalidade de crianças e adolescentes com deficiência. Métodos: Foi realizada uma revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados (ECRs). Uma busca abrangente de artigos foi realizada nas bases de dados CINAHL, EMBASE, Pubmed, PEDro e Scielo entre os meses de janeiro a fevereiro de 2022, sem restrição de idiomas ou data. A qualidade metodológica e a certeza das evidências foram avaliadas pelas escalas PEDro e GRADE, respectivamente. Resultados: Foram incluídos 5 ECRs envolvendo 134 participantes, com idade variando de 5 a 29 anos. A qualidade metodológica dos estudos foi, em média, 5,8 pontos na Escala PEDro. O efeito da dança quando comparado a outras intervenções foi significativo para os desfechos de função cognitiva, ganho de ADM, melhora da independência funcional, função motora grossa e participação social (p<0,05). A dança não se mostrou eficaz para os desfechos equilíbrio e planejamento motor (p>0.05). A certeza das evidências foi considerada de moderada a baixa. Conclusão: Esta revisão fornece as evidências mais atualizadas sobre a eficácia da dança nos diferentes domínios de funcionalidade de crianças e adolescentes com deficiência. Estudos maiores e mais controlados ainda são necessários.
Abstract: Introduction: The health of children and adolescents with disabilities can be affected in all domains of functionality proposed by the International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF). The first years of life are essential to initiate therapeutic programs for these individuals in order to increasingly integrate activity/participation components associated with body structures and functions. Existing research suggests that dance provides benefits in body structures and functions, such as balance and cardiorespiratory fitness, but the effectiveness of dance in different domains of functionality of children with disabilities is unclear. Objectives: To investigate the effectiveness of dance in the functionality of children and adolescents with disabilities. Methods: A systematic review of randomized clinical trials (RCTs) was performed. A comprehensive search of articles was carried out in the CINAHL, EMBASE, Pubmed, PEDro and Scielo databases between January and February 2022, without language or date restrictions. Methodological quality and certainty of evidence were assessed using the PEDro and GRADE scales, respectively. Results: 5 RCTs involving 134 participants, aged 5 to 29 years, were included. The methodological quality of the studies was, on average, 5.8 points on the PEDro Scale. The effect of dance when compared to other interventions was significant for cognitive function outcomes, ROM gain, improvement in functional independence, gross motor function and social participation (p<0.05). Dancing was not effective for balance and motor planning outcomes (p>0.05). The quality of evidence was considered moderate to low. Conclusion: This review provides the most up-to-date evidence on the effectiveness of dance in different domains of functionality in children and adolescents with disabilities. Larger and more controlled studies are still needed.
Asunto: Crianças com deficiência
Adolescentes
Fisioterapia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Curso: Curso de Especialização em Avanços Clínicos em Fisioterapia
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/51885
Fecha del documento: 3-dic-2022
Aparece en las colecciones:Especialização em Avanços Clínicos em Fisioterapia

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
EFETIVIDADE DA DANÇA NA FUNCIONALIDADE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA;uma revisão sistemática.pdf1.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.