Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/51937
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Bruna Camargos Avelino | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9268916643690315 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Samuel de Oliveira Durso | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Edvalda Araújo Leal | pt_BR |
dc.creator | Deybit Linderman Aniceto Costa | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5868752439965191 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-13T18:08:39Z | - |
dc.date.available | 2023-04-13T18:08:39Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-14 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/51937 | - |
dc.description.resumo | Este estudo teve como objetivo analisar a percepção de discentes dos cursos de graduação em Ciências Contábeis sobre as modalidades de avaliações utilizadas no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, a amostra foi composta por 436 discentes vinculados a estas Universidades e que aceitaram o convite de participar da pesquisa por meio do preenchimento de um questionário semiestruturado aplicado de forma eletrônica e física. Os resultados das percepções dos respondentes foram confrontados com descrições contidas em 14 PPCs daquelas Universidades que consideraram realizar atualizações nos últimos cinco anos - 2018 e 2022. Os principais resultados do estudo, possibilitados pela utilização do teste não paramétrico de Kruskal-Wallis mostraram que, de maneira geral, com exceção da modalidade Diagnóstica e da prática de fornecer feedbacks em horário de atendimento individual, os discentes percebem de forma notória a presença de características das avaliações de aprendizagem conforme a literatura e normativos internacionais, com destaque para a prática de divulgar com antecedência as datas das avaliações a serem aplicadas. Os discentes percebem também reflexos dos métodos utilizados nas avaliações sobre a Competência Profissional a ser adquirida durante a formação. Além disso, consideram que as avaliações de aprendizagem deveriam ter maior proximidade com a efetiva prática na profissão contábil. Já o levantamento e as comparações realizadas nos PPCs, a partir da técnica de Análise de Conteúdo, mostraram que, entre 2018 e 2022, os PPCs consideraram minimamente atualizações que abarcassem as Modalidades, Princípios e Elementos que devem servir de parâmetro para os docentes conduzirem as avaliações de aprendizagem conforme a literatura, a Teoria das Avaliações e as Normas da IES-6. Este estudo poderá contribuir para que as IES adequem as diretrizes de todo o processo de ensino-aprendizagem, no qual estão inseridas as avaliações, foco desta pesquisa. Ao passo que dirigentes, diretores, professores e demais envolvidos na condução desse processo possam realizar alterações, adequações e inserções de práticas e procedimentos que ofereça aos futuros profissionais uma contribuição mais efetiva para sua completa formação e estímulo às competências profissionais para atuar em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente de novos conhecimentos. Além de permitir aos discentes compreender a relevância dessas práticas em contribuição a sua completa formação. A sociedade também se beneficiará, pois poderá contar com profissionais que tenham condições de ofertar uma prestação de serviço de maior qualidade. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Controladoria e Contabilidade | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Avaliações de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ciências contábeis | pt_BR |
dc.subject | Percepções | pt_BR |
dc.subject.other | Contabilidade | pt_BR |
dc.subject.other | Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino superior | pt_BR |
dc.title | Percepções de discentes do curso de ciências contábeis sobre as modalidades de avaliações utilizadas no processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_Deybit FINAL _corrigida_ 29_03_2023.pdf | 3.26 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.