Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/51967
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A influência do engajamento na reabilitação pediátrica: revisão bibliográfica
Autor(es): Letícia Pereira do Carmo
Primeiro Orientador: Náguia Letícia Medeiros
Resumo: Introdução: Várias são as variáveis que interferem nos resultados alcançados dentro da reabilitação pediátrica, um deles é o engajamento, podendo este ser do cliente (paciente e/ou família) e do terapeuta. Este envolvimento é considerado fundamental para que as intervenções sejam bem sucedidas, no entanto é um processo complexo que envolve várias variáveis. Sendo assim, faz se necessário compreender e conhecer qual a importância do engajamento nas respostas ao tratamento na reabilitação pediátrica. Objetivo: Identificar a influência do engajamento da criança, da família e do terapeuta no alcance de metas na reabilitação pediátrica. Metodologia: trata-se de uma Revisão Bibliográfica Narrativa, classificada quanto à natureza como básica, com o objetivo descritivo e explicativo. A busca de artigos foi realizada nas bases de dados eletrônicas Lilacs, Medline, Scielo, PEDro, utilizando as palavras chaves Engajamento e Reabilitação, as línguas inglesa e portuguesa. Resultados: 37 artigos foram selecionados para leitura do resumo, destes 4 alcançaram os critérios de inclusão e exclusão para serem incluídos neste estudo. Conclusão: As evidências mostram que o engajamento é visto como um estado motivacional e este pode ser influenciado por fatores internos e externos, onde atitudes positivas sobre a mudança, maior adequação da intervenção recebida e maior colaboração nas tarefas e planos de tratamento afetam o resultado, tornando-o mais próximo do desejável.
Abstract: Introduction: Several factors interfere with the results achieved within pediatric rehabilitation, one of them is engagement, which can be from the client (patient and/or family) and the therapist. This involvement is considered fundamental for the interventions to be successful, however, it is a complex process that involves several variables. Therefore, it is necessary to understand and know the importance of engagement in responses to treatment in pediatric rehabilitation. Objective: To identify the influence of child, family, and therapist engagement in achieving goals in pediatric rehabilitation. Methodology: This is a Narrative Bibliographic Review, classified as basic, with descriptive and explanatory purposes. The search for articles was carried out in the electronic databases Lilacs, Medline, Scielo, PEDro, using the keywords Engagement and Rehabilitation, in English and Portuguese. Results: 37 articles were selected for abstract reading, of which 4 met the inclusion and exclusion criteria to be included in this study. Conclusion: Evidence shows that engagement is seen as a motivational state and this can be influenced by internal and external factors, where positive attitudes about change, greater adequacy of the intervention received and greater collaboration in tasks and treatment plans affect the outcome, making it closer to desirable.
Assunto: Crianças - Reabilitação
Motivação
Fisioterapia para crianças
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Curso: Curso de Especialização em Avanços Clínicos em Fisioterapia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/51967
Data do documento: 3-Nov-2022
Aparece nas coleções:Especialização em Avanços Clínicos em Fisioterapia

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