Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/51991
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Desafios do processo da participação em indivíduos com paralisia cerebral durante a transição da infância para a vida adulta
Autor(es): Marina de Melo Ferreira
primer Tutor: Angélica Cristina Sousa Fonseca Romeros
primer miembro del tribunal : Michelle Alexandrina dos Santos Furtado
Segundo miembro del tribunal: Desiane de Oliveira Souto
Resumen: A Paralisia Cerebral (PC) é uma das condições mais incapacitantes da infância, seus danos acompanham o indivíduo por toda vida e podem gerar grande impacto no processo da participação. A transição da infância para a vida adulta é um período complexo, os indivíduos passam a participar de novos papeis sociais e situações de vida mais complexas e para os indivíduos com PC esse processo pode ser mais desafiador. Assim sendo, este estudo teve como objetivo, investigar os desafios do processo da participação em indivíduos com PC durante a transição da infância para a vida adulta, através de uma revisão da literatura. Para tanto, foi realizada uma busca nas bases de dados Pubmed, Scielo, Lilacs, Cochrane e Pedro. Foram incluídos estudos publicados na última década, sem restrição de idioma, cujos participantes eram crianças, adolescentes e/ou jovens adultos com diagnóstico clínico de PC. As buscas nas bases de dados retornaram 204 estudos, dos quais 197 foram excluídos e sete foram selecionados para esta revisão. Os sete estudos selecionados, relataram resultados em seis dos nove domínios da participação da CIF e a participação de uma forma geral, considerando o agrupamento dos diversos domínios. Os domínios mais desafiadores foram vida doméstica – moradia, interações e relacionamentos interpessoais – relacionamentos íntimos, áreas principais da vida – emprego/trabalho e educação. Constatou-se que a autonomia na participação em geral foi conquistada pelos indivíduos com PC após os 27 anos, indicando que esses indivíduos conquistam níveis mais altos de participação mais tardiamente e de forma mais lenta, quando comparados aos seus pares. Características clinicas individuais como função motora, habilidade manual, deficiência intelectual, distúrbios comportamentais e epilepsia, são consideradas preditivas da participação futura em seus diversos domínios. Os profissionais envolvidos no manejo de indivíduos com PC devem estar preparados para uma abordagem personalizada e estar atentos a todos esses fatores desde a primeira infância. Estudos futuros são necessários para a continuidade da investigação e possibilitar que esses indivíduos alcancem níveis adequados de participação, possam estar mais integrados a sociedade, tenham mais oportunidades e qualidade de vida.
Abstract: The cerebral palsy (CP) is one of the most disabling conditions in childhood, its consequences follows the individual during all his life, having the potential to generate a relevant impairment in the participation process. The transition from childhood to adulthood is a complex period, the individuals assumes new social holes and more complex life situations, thus for individuals with CP this process can be more challenging. Therefore, this work aims to investigate the challenges of the participation process in individuals with CP during the transition from childhood to the adulthood, through a bibliographic review. Therefore, a search was performed on Pubmed, Scielo, Lilacs, Cochrane and Pedro database. Studies from the last decade were included, without any language restriction, with children, teenagers and young adults who had a clinic diagnosys of CP. The search on the referred database returned 204 studies, from which 197 were discarded and seven were selected for this work. The seven studies selected reported results from six of nine participation domains of ICF and the participation in general terms, considering the grouping of the several domains. The most challenging domains were domestic life – housing, interactions and relationships – intimate relashionships, major life áreas – education and employment. It was found that the autonomy in participation in general was attained by individuals with CP after 27 years old, what indicates that those individuals attained higher levels of participation more belatedly and slowly when compared with peers. Individuals clinic charactheristics like motor function, manual hability, intellectual disability, behaviour disorders and epilepsy are considered predictives of future participation on its several domains. The professionals involved in the management of individuals with CP should be prepared for a personalized approach and be alert to all these issues since the early childhood. Future studies are necessary to continue the investigation and allow that those individuals reachs adequate levels of participation, be more integrated into society, have more opportunities and quality of life.
Asunto: Paralisia cerebral
Aprendizagem
Interação social
Socialização
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EEF - DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/51991
Fecha del documento: 3-dic-2022
Aparece en las colecciones:Especialização em Avanços Clínicos em Fisioterapia



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