Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/51993
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Proficiência leitora nos resultados da avaliação externa: práticas docentes e o direito de aprendizagem em foco |
Authors: | Andréia Teixeira Suzana dos Santos Gomes |
Abstract: | O presente artigo possui o objetivo de analisar dados do resultado do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (PROEB) 2012 e 2013 de Língua Portuguesa do 3º ano do Ensino Médio de duas escolas públicas da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais. Para realizar o estudo, optou-se pela utilização de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas, questionários e observação participante. A fundamentação teórica advém das contribuições de autores que discutem avaliação educacional e políticas públicas. Tratase de um estudo que estimula as pesquisas no campo da avaliação a partir do contexto atual de ensino, em consonância com os resultados das avaliações externas, tais como a do PROEB. Os resultados evidenciam a necessidade de investimentos em projetos, ações e políticas públicas de leitura voltadas para o Ensino Médio, com vistas à melhoria desse nível de ensino. |
Subject: | Política Educacional Avaliação Educacional Direito à Educação. |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/51993 |
Issue Date: | 2016 |
metadata.dc.url.externa: | https://www.fe.unicamp.br/eventos/2seminario-gepale/index.html |
metadata.dc.relation.ispartof: | Seminário do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PROFICIÊNCIA LEITORA NOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA PRÁTICAS DOCENTES E O DIREITO DE APRENDIZAGEM EM FOCO.pdf | 230.47 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.