Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/51993
Type: Artigo de Evento
Title: Proficiência leitora nos resultados da avaliação externa: práticas docentes e o direito de aprendizagem em foco
Authors: Andréia Teixeira
Suzana dos Santos Gomes
Abstract: O presente artigo possui o objetivo de analisar dados do resultado do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (PROEB)  2012 e 2013 de Língua Portuguesa do 3º ano do Ensino Médio de duas escolas públicas da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais. Para realizar o estudo, optou-se pela utilização de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas, questionários e observação participante. A fundamentação teórica advém das contribuições de autores que discutem avaliação educacional e políticas públicas. Tratase de um estudo que estimula as pesquisas no campo da avaliação a partir do contexto atual de ensino, em consonância com os resultados das avaliações externas, tais como a do PROEB. Os resultados evidenciam a necessidade de investimentos em projetos, ações e políticas públicas de leitura voltadas para o Ensino Médio, com vistas à melhoria desse nível de ensino.
Subject: Política Educacional
Avaliação Educacional
Direito à Educação.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/51993
Issue Date: 2016
metadata.dc.url.externa: https://www.fe.unicamp.br/eventos/2seminario-gepale/index.html
metadata.dc.relation.ispartof: Seminário do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.