Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/52040
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMariana Magalhães Larapt_BR
dc.creatorCecília Vieira do Nascimentopt_BR
dc.date.accessioned2023-04-15T00:30:16Z-
dc.date.available2023-04-15T00:30:16Z-
dc.date.issued2017-
dc.citation.issue5pt_BR
dc.citation.spage850pt_BR
dc.citation.epage859pt_BR
dc.identifier.isbn9788567869315pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/52040-
dc.description.resumoA aprendizagem da Matemática não ocorre por transmissão direta professor/a aluno/a. Nesse processo, existem inúmeros aspectos que proporcionam a construção do conhecimento por parte do/a aluno/a. Um aspecto importante a se destacar é a mediação do/a professor/a. Sabendo disto, este projeto objetiva discutir possíveis interfaces entre a literatura e o ensino dos quatro eixos da matemática, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais. Analisamos que a literatura tem papel importante na introdução e no desenvolvimento de habilidades e conceitos dos diferentes eixos matemáticos. Portanto, pretendemos trabalhar com crianças em início do processo de alfabetização matemática, através de atividades que propõe o ensino dos eixos matemáticos a partir da leitura de obras literárias. Alunos e alunas de seis anos, que estudam no primeiro ano do Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental do Centro Pedagógico da UFMG serão os sujeitos de nosso trabalho e irão desenvolver atividades que propõem a construção do conhecimento matemático e o trabalho com os quatro eixos. No trabalho com o eixo Números e operações, selecionamos os livros ‘Aqui está tão quentinho’, de JangSeonHye e ChoiMinHo, e ‘Poemas Problemas’, de Renata Bueno. Em Espaço e Formas, trabalhamos com o livro ‘As três partes’, de Edson Kozminski e ‘Poemas Problemas’, de modo articulado. Com o eixo Grandezas e medidas, escolhemos o livro ‘Quem vai ficar com o pêssego’, de YoonAhHae e Yang HyeWon e, finalmente, em Tratamento da informação, o livro selecionado é o já citado ‘Aqui está tão quentinho’. Relataremos a participação efetiva das crianças na construção de noções essenciais, como número e quantidade, organização de dados em tabelas e gráficos, diferentes soluções para resolução de problemas, dentre outras. Pretendemos, assim, discutir como o ensino de matemática pode ser realizado de maneira prazerosa e, sobretudo, reflexiva e participativa.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectAlfabetização matemáticapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectEixos da matemáticapt_BR
dc.subject.otherMatemáticapt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.otherFEBRATpt_BR
dc.subject.otherMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleInterfaces entre literatura e matemáticapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://150.164.250.79/museu/producoes-e-publicacoes/anais-febrat/pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Interfaces entre literatura e matemática.pdf325.1 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons