Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/52049
Tipo: Tese
Título: Transformação do mundo e engajamento : estratégias de movimentos protestantes para influenciar a cultura
Autor(es): Gustavo de Castro Patricio de Alencar
Primeiro Orientador: Cristina Maria de Castro
Primeiro membro da banca : Nina Gabriela Moreira Braga Rosas de Castro
Segundo membro da banca: Dimitri Fazito de Almeida Rezende
Terceiro membro da banca: Ricardo Mariano
Quarto membro da banca: Cecília Loreto Mariz
Resumo: Este trabalho pretende aprofundar o debate a respeito da atuação protestante na política e na sociedade brasileira. Os objetos que nos servem de caso empírico são os discursos e as ações da Frente de Evangélicos pelo Estado de direito e do Pastor Henrique Vieira. A obtenção dos dados se deu através de entrevistas, observação participante e análise de dados secundários como vídeos, textos, panfletos e publicações em redes sociais. Explora-se os discursos dos agentes religiosos estudados a respeito de temas sociais e políticos para se compreender as diferentes formas de engajamento de evangélicos de cunho mais progressista na sociedade. Chama-se a atenção especial para as diferentes estratégias desempenhadas pelos grupos para buscar legitimidade pública perante seus interlocutores tanto religiosos quanto não religiosos. Como conclusão é possível sustentar que o campo evangélico brasileiro é muito plural no que tange seus discursos e estratégias de ativismo político e que o segmento mais progressista desta vertente religiosa tem almejado uma atuação política fora dos canais institucionais que vise o desenvolvimento de uma consciência cristã evangélica que se engaje na transformação do mundo.
Este trabalho pretende aprofundar o debate a respeito da atuação protestante na política e na sociedade brasileira. Os objetos que nos servem de caso empírico são os discursos e as ações da Frente de Evangélicos pelo Estado de direito e do Pastor Henrique Vieira. A obtenção dos dados se deu através de entrevistas, observação participante e análise de dados secundários como vídeos, textos, panfletos e publicações em redes sociais. Explora-se os discursos dos agentes religiosos estudados a respeito de temas sociais e políticos para se compreender as diferentes formas de engajamento de evangélicos de cunho mais progressista na sociedade. Chama-se a atenção especial para as diferentes estratégias desempenhadas pelos grupos para buscar legitimidade pública perante seus interlocutores tanto religiosos quanto não religiosos. Como conclusão é possível sustentar que o campo evangélico brasileiro é muito plural no que tange seus discursos e estratégias de ativismo político e que o segmento mais progressista desta vertente religiosa tem almejado uma atuação política fora dos canais institucionais que vise o desenvolvimento de uma consciência cristã evangélica que se engaje na transformação do mundo.
Assunto: Sociologia - Teses
Sociologia - Teses
Protestantismo - Teses
Protestantismo - Teses
Ciência política - Filosofia - Teses
Ciência política - Filosofia - Teses
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/52049
Data do documento: 4-Jul-2019
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Gustavo de Alencar- Versão FINAL (com ficha catalográfica e ata).pdf2.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.