Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/52076
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rubens Alves da Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9317111026989061pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Fabrício José Nascimento da Silveirapt_BR
dc.contributor.advisor-co2http://lattes.cnpq.br/8840124188505402pt_BR
dc.contributor.referee1Ana Claudia Borges Campospt_BR
dc.contributor.referee2Maria Aparecida Mourapt_BR
dc.contributor.referee3Ana Paula Meneses Alvespt_BR
dc.contributor.referee4Marcio Ferreira da Silvapt_BR
dc.contributor.referee5Gustavo Silva Saldanhapt_BR
dc.creatorFranciéle Carneiro Garcês da Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2805777083019311pt_BR
dc.date.accessioned2023-04-17T16:38:01Z-
dc.date.available2023-04-17T16:38:01Z-
dc.date.issued2023-02-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/52076-
dc.description.abstractThis thesis aims to investigate the existence of black-African epistemologies produced by black librarians in Library and Information Science (LIS), under the lens of Critical Race Theory (CRT). To this end, the specific objectives are intended to contextualize the absence of black-African epistemologies in LIS; to historicize the formation process of CRT studies, its theoretical-methodological conceptions, main actors and its interconnections with the BCI; identify and interpret the black-African epistemologies elaborated by black librarians in BCI, following the principles of CRT. To achieve the objectives, the methodological path was composed of two main dimensions that characterize and underlie this research: the epistemological dimension and the dimension of the materials, techniques and methods employed. It is, therefore, an exploratory and quali-quantitative research of a bibliographical and documental nature, which uses transformative mixed methods for research on social justice, biobibliography, and decolonial methodology, from which the sections that make up this thesis result. The theoretical foundation covers the absence of black-African knowledge in the contexts of the library, university, and professional training, followed by the section with the conceptualization of black-African epistemology, from the exploration of the trajectory and influence of western, African and black epistemology. In the subsequent section, it contextualizes the theoretical lens of CRT, initially addressing the origins of Critical Theory, to later delve into the radical academic movement that gave rise to CRT and its dimensions until presenting CRT in LIS. This research presents, as a result, the interpretations of the productions, theories, and concepts of black librarians considered in this study as critical racial theorists, given that their life trajectories and professional performance reflect in the theoretical production against the centrality of race and racism in the librarianship and informational field, considering the spheres of the library, university, and librarian training. As products, this study presents a Thematic Glossary, the bibliography of CRT in LIS and other areas of knowledge, and the biobibliographies of racial critical theoretical black librarians evidenced here.pt_BR
dc.description.resumoEsta tese apresenta como objetivo investigar a existência de epistemologias negro-africanas produzidas por pessoas bibliotecárias negras em Biblioteconomia e Ciência da Informação (BCI), sob a lente da Teoria Crítica Racial (TCR). Para tal, os objetivos específicos se destinam a contextualizar as ausências de epistemologias negro-africanas em BCI; historicizar o processo de formação dos estudos da TCR, suas concepções teórico-metodológicas, principais atores e suas interconexões com a BCI; identificar e interpretar as epistemologias negro-africanas elaboradas por pessoas bibliotecárias negras em BCI, seguindo os princípios da TCR. Para alcançar os objetivos, o percurso metodológico foi composto por duas dimensões principais que caracterizam e fundamentam esta pesquisa: a dimensão epistemológica e a dimensão dos materiais, técnicas e métodos empregados. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de natureza exploratória e quali-quantitativa de cunho bibliográfico e documental, que utiliza de métodos mistos transformativos para pesquisa de justiça social, da biobibliografia e da metodologia decolonial, dos quais resultam as seções que compõem esta tese. A fundamentação teórica abarca as ausências do conhecimento negro-africano nos contextos da biblioteca, universidade e formação profissional, seguida da seção com a conceituação de epistemologia negro-africana, a partir da exploração da trajetória e influência da epistemologia ocidental, africana e negra. Na seção subsequente, contextualiza a lente teórica da TCR, inicialmente abordando sobre as origens da Teoria Crítica, para posteriormente aprofundar no movimento acadêmico radical que deu origem à TCR e suas dimensões até apresentar a TCR em BCI. Apresenta, como resultado, as interpretações das produções, teorias e conceitos de pessoas bibliotecárias negras consideradas neste estudo como teóricas críticas raciais, haja vista suas trajetórias de vida e atuação profissional refletirem na produção teórica contra a centralidade da raça e do racismo no campo biblioteconômico-informacional, considerando as esferas da biblioteca, universidade e formação bibliotecária. Como produtos, este estudo apresenta um Glossário Temático, a bibliografia da TCR em BCI e outras áreas do conhecimento, e as biobibliografias das pessoas bibliotecárias negras teóricas críticas raciais aqui evidenciadas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEstudos históricos e Epistemológicos – Biblioteconomiapt_BR
dc.subjectEpistemologias negro-africanaspt_BR
dc.subjectConhecimento negro-africanopt_BR
dc.subjectTeoria Crítica Racialpt_BR
dc.subjectRaçapt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectBibliotecáriaspt_BR
dc.subjectBiobibliografiapt_BR
dc.subject.otherCiência da informaçãopt_BR
dc.subject.otherEpistemologiapt_BR
dc.subject.otherRaçaspt_BR
dc.subject.otherRacismopt_BR
dc.subject.otherBiblioteconomia negrapt_BR
dc.subject.otherBibliografia negrapt_BR
dc.titleEpistemologias Negro-Africanas em Biblioteconomia e Ciência da Informação: um olhar a partir da Teoria Crítica Racialpt_BR
dc.title.alternativeBlack-African epistemologies in Librarianship and Information Science: a look from the Racial Critical Theorypt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.embargo2025-02-13-
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
01_Tese_Submetida_Repositorio_28Mar2023.pdf
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrictionUntil??? 2025-02-13
Tese_Franciéle_Garcês388.5 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons