Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/52122
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Cecília Vieira do Nascimento | pt_BR |
dc.creator | Clenice Griffo | pt_BR |
dc.creator | Marlaina Fernandez Roriz | pt_BR |
dc.creator | Andrea Morato Monteiro Fernandes | pt_BR |
dc.creator | Débora Machado Sanábio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-18T00:26:50Z | - |
dc.date.available | 2023-04-18T00:26:50Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.citation.issue | 8 | pt_BR |
dc.citation.spage | 1 | pt_BR |
dc.citation.epage | 16 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2359-2109 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/52122 | - |
dc.description.resumo | Este artigo relata aspectos da estruturação de um currículo de educação inclusiva, descrevendo o percurso inicial da inclusão de um aluno com paralisia cerebral no Ensino Fundamental do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. O artigo está organizado em duas partes. Na primeira, apresentamos alguns apontamentos sobre a recente experiência de inclusão na nossa escola, sobretudo no que se refere ao trabalhado desenvolvido com o aluno Samuel, dando destaque às contribuições do Currículo Funcional Natural, aporte recente no nosso percurso. Na segunda, relatamos intervenções realizadas com o aluno, em tempos e espaços diferenciados, focando em dois momentos: o Atendimento Especializado e as aulas de Dança. Os resultados parciais apresentados no presente relato apontam principalmente para a importância do caráter multidisciplinar das intervenções realizadas com Samuel e da necessidade de formação permanente e específica para o atendimento escolar e extraescolar às crianças com deficiência. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Congresso Brasileiro de Educação Especial | - |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Currículo Funcional Natural | pt_BR |
dc.subject | Paralisia Cerebral | pt_BR |
dc.subject.other | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Currículo Funcional Natural: a experiência de um aluno com paralisia cerebral no Centro Pedagógico - UFMG | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://proceedings.science/cbee/cbee-2018/trabalhos/curriculo-funcional-natural-a-experiencia-de-um-aluno-com-paralisia-cerebral-no?lang=pt-br | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.