Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/52139
Type: Monografia (especialização)
Title: Leitura em telas: um estudo de vlogs literários sobre o conto seminário dos ratos, de Lygia Fagundes Telles, na plataforma do Youtube
Authors: Angie Gomes Biondi
First Advisor: Marcelo Chiaretto
First Referee: Allana Mátar de Figueiredo
Second Referee: Kleber Mazione Lima Ferreira
Abstract: O presente estudo tem por objetivo central o trabalho com o texto literário no Ensino Médio, com enfoque, especificamente, para o conteúdo que circula no cotidiano de jovens, por meio das plataformas digitais. Admite-se que a experiência de ler e escrever, contemporaneamente, é atravessada por múltiplos recursos tecnológicos que não devem ser entendidos como determinantes, mas como elementos que reconfiguram os contextos de produção, distribuição e recepção de informações diversas, reverberando, assim, na formação de leitores. Entende-se que refletir, criticamente, acerca desse processo é uma tarefa da escola como agência qualificada de letramento, tal como proposto por pesquisadores da Pedagogia de Multiletramentos. Nesse sentido, este trabalho parte de uma revisão teórico-crítica do texto multimodal, para um exercício de análise de vlogs literários como um recurso didático possível à ampliação de repertório, acesso ao texto literário e à interação leitor/texto. A seleção dos vlogs observados se baseou nas listas dos principais textos literários solicitados pelos exames nacionais de ingresso ao Ensino Superior, delimitando o conto como gênero referencial. A culminância desse estudo resulta na proposta de duas oficinas de conto com uso de vlogs literários como apoio ao trabalho de reflexão e prática docente.
Subject: Língua portuguesa - Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/52139
Issue Date: 24-Feb-2023
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia AngieBiondi 2023 rev.pdf1.34 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons