Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/52156
Type: Dissertação
Title: Práticas investigativas sobre os impactos antrópicos no Córrego dos Pereiras, Ribeirão das Neves, MG
Other Titles: Investigative practices on human impacts in Córrego dos Pereiras, Ribeirão das Neves, MG
Authors: Thiago Fernandes da Silva
First Advisor: Cleber Cunha Figueredo
First Referee: Juliana Carvalho Tavares
Second Referee: Simone Cardoso Lisboa Pereira
Abstract: A água, recurso natural e bem comum, precisa de cuidados pelo Poder Público e também pela população, principalmente em áreas urbanizadas, onde os cursos d’água são geralmente bastante degradados. A população ribeirinha frequentemente desconhece seu papel na preservação e geralmente prefere a canalização dos cursos d’água, principalmente devido aos problemas causados pela poluição. A escola, fonte de informação e formadora de opinião, deve aproximar a Ciência e o cotidiano, fomentando o bem-estar da comunidade escolar e seu entorno. Assim, o Ensino de Ciências por Investigação, que visa desenvolver a autonomia e a construção intelectual por atividades investigativas e/ou manipulativas, proporciona o protagonismo discente para propor soluções para problemas. Neste projeto, o professor pesquisador e os discentes construíram estratégias para a sensibilização sobre os impactos da degradação no Córrego dos Pereiras, localizado próximo a uma escola da Rede Estadual, no município de Ribeirão das Neves, Minas Gerais. Esse curso d’água, apesar de volumoso e visto em imagens de satélite, é negligenciado em algumas bases de dados por não ser representado em alguns mapas. Foi desenvolvida uma Sequência Didática, com a utilização do Protocolo de Avaliação Rápida (PAR), aplicação de questionários junto à comunidade acerca da percepção do curso d’água, elaboração de um jogo didático, levantamento de dados para análises estatísticas e construção de um painel com as etapas do Método Científico adotado. Como produto, esta Sequência Didática poderá auxiliar outros professores em suas práticas educativas. A partir da utilização de atividades de avaliação qualitativa, notou-se, pela fala e pela escrita dos discentes, uma aproximação das etapas do Método Científico, com a elaboração de hipóteses pertinentes, análises e conclusões, sendo construído um pôster referente a todo o processo. Houve também o entendimento dos parâmetros utilizados para aplicação do protocolo e, consequentemente, dos processos que podem levar à degradação de cursos d’água e dos conceitos-chave desejados. O Ensino por Investigação deve ser adotado cada vez mais nas escolas de Educação Básica, principalmente nas públicas, ajudando os alunos a serem mais autônomos na construção de seus próprios conhecimentos e favorecendo, assim, o pensamento crítico. Neste sentido, os resultados aqui obtidos foram muito satisfatórios, sendo perceptível o aumento da capacidade crítica dos alunos ao longo da aplicação de toda a Sequência Didática.
Abstract: The water uses by Governments and population must be done with cautions to avoid a shortage of this natural resource. As a paradox, high demand in urban areas is generally accompanied by water degradation. The riverside populations often have little knowledge about preservation and generally prefer the stream channelization instead restoration. The school, as a source of information and opinion- makers, must be able to join science and everyday life to promote improvements for the school community and its surroundings. Teaching by scientific investigation methods will contribute to develop autonomy and intellectual construction through investigative and/or manipulative activities, providing the students the ability to propose solutions for problems. Here, we present strategies built by teacher and students to evaluate the degradation of an urban stream (Córrego dos Pereiras), located next to a school in the municipality of Ribeirão das Neves – Minas Gerais State. Despite this stream have relevant dimensions, being observed in satellite images, it is neglected in some databases and is excluded from maps in internet sites. This study was focused in the development of a Didactic Sequence based in different activities, such as a Rapid Assessment Protocol (PAR), applying questionnaires related to the community perception about the waterbody, development of a didactic game, data collection for statistical analyses, and building of a panel with the steps of the adopted Scientific Method. As a product, this Didactic Sequence may help educators to teach topics such as river ecology, social demands for water and conservation, among others. We achieved some goals, such as the qualitative assessment activities as a tool to teach the steps of the Scientific Method. The students were able to create questions and relevant hypotheses, to prepare texts, to analyze dataset and to generate conclusions. The project was finalized by the built of a poster that summarized the entire process. The students learned key concepts and understood what are the major parameters considered in the protocol. They also understood the processes that can lead to waterbodies degradation. Based on positive results, we suggest teaching by investigation as good tool to be increasingly adopted in the High School. This is especially important for public schools in Brazil, where there is low availability of resources and equipments. Thus, learning the Scientific Method could help students to become more autonomous to build their knowledge and favor the development of critical thinking. In this sense, the results obtained in this study were very satisfactory, with a noticeable increase in the critical capacity of students after the application of the Didactic Sequence.
Subject: Ensino - Biologia
Impacto ambiental
Correntes de água
Metodologia científica
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/52156
Issue Date: 14-Jun-2022
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



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