Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/52184
Tipo: Artigo de Evento
Título: Jovens e adultos no ensino fundamental: a construção de conceitos matemáticos nas práticas culturais da sala de aula
Autor(es): Denise Alves de Araújo
Maria de Fátima Cardoso Gomes
Resumen: Este texto apresenta resultados preliminares de uma pesquisa etnográfica sobre a formação de conceitos matemáticos por jovens e adultos, analisados sob a luz da Psicologia Históricocultural. O objetivo é compreender como esses sujeitos, alunos do ensino fundamental constroem conceitos de matemática nas salas de aula. Neste texto, de modo particular, são usados os conceitos de ‘instrução’ e ‘zona de desenvolvimento iminente’ de Vigotski, principal referência para este trabalho, traduzidos dessa forma por Zoia Prestes que critica traduções anteriores que promovem, segundo ela, um afastamento dos conceitos originais propostos por esse pensador. É apresentada uma análise de uma sequência de interações ocorrida em uma aula sobre ‘frações equivalentes’. A partir desse registro foi possível perceber como um determinado aluno se apropria de procedimentos relativos a esse conceito a partir da atividade (instrução) planejada pela professora e como professora, alunos e alunas ajudam a criar zonas de desenvolvimento iminentes.
Asunto: Matemática
Educação
Educação de adultos
Ensino de primeiro grau
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/52184
Fecha del documento: jul-2016
metadata.dc.url.externa: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/comunicacoes-cientificas-9.html
metadata.dc.relation.ispartof: Encontro Nacional de Educação Matemática
Aparece en las colecciones:Artigo de Evento



Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.