Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/52397
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Jordana Grazziela Alves Coelho dos Reispt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0775593522993297pt_BR
dc.contributor.referee1Thalita Arantespt_BR
dc.contributor.referee2Luciana Debortoli de Carvalhopt_BR
dc.creatorAlexsandra Lucia Pereira Resendept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1254240000601975pt_BR
dc.date.accessioned2023-04-24T16:07:08Z-
dc.date.available2023-04-24T16:07:08Z-
dc.date.issued2021-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/52397-
dc.description.abstract300 (three hundred) years have passed since Leeuwenhoek described the existence of the microorganisms and the knowledge about these organisms progressed significantly. Pieces of information about: their morphological, genetical, and molecular characteristics, causality relations with many diseases, and cultivation, isolation, and preservation techniques have been widely explored by scientists. The microbial world was recognized as relevant and established itself as a science. Microbiological science reached uncountable achievements for humanity, and a significant example are the vaccines that almost eradicated diseases that may be fatal. All that knowledge and accomplishments are a result of the uncountable researches, experiments, and practical works developed throughout the centuries by thousands of scientists. In that context, it stands out the relevance of the practical microbiology activities for the creation of new scientists and human resources. The knowledge of morphological, biochemical, molecular, and other characteristics of the microorganisms has a fundamental part in the formation of professions in diverse health topics. Under such bias, it is impressive that the universities have a diversified microbial collection and approximate the script of practical classes to the reality to be faced by the students on the work market. Therefore, the development and maintenance of a microbiological library is an indispensable resource in university education. The FAMINAS BH microbiology laboratory does not have a biobank, and this situation has been a limiting factor of the content approached in practical classes, especially for the clinical microbiology, mycology, and virology subjects. The creation of the biological library will contribute significantly to the instruction of microbiology in all degrees and classes inserted in biology and health areas taught in this college. Furthermore, a catalog containing images of the macroscopical and microscopical characteristics of the colonies will be confectioned to improve and facilitate the learning process.pt_BR
dc.description.resumoPassados mais de 300 anos que Leeuwenhoek descreveu a existência dos micro-organismos, os conhecimentos acerca desses organismos avançaram significativamente. Conhecimentos sobre suas características morfológicas, genéticas e moleculares, relação de causalidade com muitas doenças e técnicas de cultivo, isolamento e preservação têm sido amplamente explorados pelos cientistas. O mundo microbiano foi reconhecido pelo ser humano como importante e estabeleceu-se como uma ciência. A ciência da Microbiologia alcançou inúmeras conquistas para a humanidade e um exemplo expressivo são as vacinas que controlam e em alguns casos erradicaram doenças muitas vezes fatais. Todo esse conhecimento e conquistas são resultados de inúmeras pesquisas, experimentos e trabalhos práticos desenvolvidos ao longo dos séculos por milhares de cientistas. Nesse contexto, ressalta-se a relevância das atividades práticas em Microbiologia para a formação de novos cientistas e consequentemente de recursos humanos. O conhecimento das características morfológicas, bioquímicas e moleculares dos micro-organismos tem papel fundamental na formação dos profissionais das diversas áreas da saúde. Sob esse viés, é essencial que as Universidades tenham um acervo microbiano diversificado e que aproxime o roteiro das aulas práticas à realidade a ser encontrada pelos alunos no mercado de trabalho. Logo, a criação e manutenção de uma biblioteca de micro-organismos é ferramenta indispensável no ensino superior. Entretanto, o laboratório de Microbiologia da FAMINAS-BH não possui uma biblioteca de micro-organismos e tal situação tem sido um fator limitante do conteúdo abordado nas aulas práticas, principalmente para as disciplinas de Microbiologia Clínica, Micologia e Virologia. Portanto, a criação da biblioteca de micro-organismos contribuirá significativamente para o ensino em Microbiologia em todos os cursos inseridos na área biológica e da saúde ministrado nesta faculdade. Além disso, um catálogo contendo imagens das características macroscópicas e microscópicas das colônias também será confeccionado no intuito de melhorar e facilitar o aprendizado.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB - DEPARTAMENTO DE MICROBIOLOGIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Microbiologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPreservação de micro-organismospt_BR
dc.subjectFungospt_BR
dc.subjectBactériaspt_BR
dc.subjectViruspt_BR
dc.subjectAulas práticaspt_BR
dc.subject.otherMicrobiologiapt_BR
dc.subject.otherFungospt_BR
dc.subject.otherBactériaspt_BR
dc.subject.otherAula práticapt_BR
dc.titleCriação de uma biblioteca de micro-organismos para atender as aulas práticas dos cursos da área da saúde da Faculdade de Minas de Belo Horizontept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertaçãoalexsandraresende.pdf25.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.