Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/52405
Type: Dissertação
Title: Qualidade do ar na Região Metropolitana de Belo Horizonte : análise de tendência temporal e perspectivas futuras
Other Titles: Air quality in the Megacity of Belo Horizonte : trend analysis and future perspectives
Authors: Amanda Karine Chaves Ribeiro
First Advisor: Taciana Toledo de Almeida Albuquerque
First Co-advisor: Elson Silva Galvão
First Referee: Camila Costa de Amorim Amaral
Second Referee: Maria de Fátima Andrade
Abstract: Tendo o setor de transportes como um dos principais atores para as emissões de poluentes em grandes centros urbanos, os programas de maiores destaques para a redução das emissões dessa categoria na história do Brasil foram o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores – PROCONVE e o Programa de Controle da Poluição Atmosférica por Motociclos e Veículos Similares – PROMOT. Frente à carência de estudos na temática de qualidade do ar voltados para a Região Metropolitana de Belo Horizonte – RMBH, mesmo esta correspondendo à terceira mais populosa do Brasil, este trabalho buscou investigar a tendência da concentração de poluentes atmosféricos na RMBH entre 1995 e 2021 e a efetividade das políticas de controle da poluição atmosférica da região. Foram investigados os poluentes 〖MP〗_10, 〖MP〗_2,5, 〖NO〗_2, O_3, 〖SO〗_2 e CO através dos dados obtidos da rede automática de monitoramento da qualidade do ar do Estado de Minas Gerais, com o recorte espacial da Região Metropolitana de Belo Horizonte - RMBH. A metodologia consistiu em: (i) verificação da representatividade temporal da rede; (ii) evolução, tendência e caracterização da qualidade do ar seguindo os valores-guia das Diretrizes Globais de Qualidade do Ar (DQA) da OMS, e suas metas intermediárias; (iii) estimativa da frota circulante, por categoria e tipo de combustível, e avaliação de tendência; e (iv) verificação da efetividade da implementação das fases do PROCONVE e do PROMOT para melhoria da qualidade do ar por meio de análise entre evolução e tendência da frota veicular e da qualidade do ar. Foi aplicado o teste de tendência temporal de Mann-Kendall, com significância de 0,05, para avaliação do comportamento dos poluentes ao longo dos anos. Os resultados mostraram uma tendência de estabilidade nas concentrações de poluentes na RMBH, sem uma perspectiva de melhora ou piora na qualidade do ar. Embora, tanto a frota circulante quanto o consumo de combustíveis tenham aumentado na região, esse aumento não apresentou efeitos diretos perceptíveis de piora na qualidade do ar, o que sugere que a intensificação veicular pode ter sido parcialmente compensada pela diminuição das concentrações emitidas de poluentes em função da implementação de políticas de controle, como o PROCONVE e o PROMOT. No entanto, a caracterização histórica da rede expôs o desafio da RMBH em garantir uma qualidade do ar que realmente assegure a saúde da população, com concentrações históricas que permaneceram em níveis mais elevados do que os recomendados pelas diretrizes da OMS. Além disso, os resultados reforçaram uma relevância do setor industrial para a qualidade do ar da região e expôs a necessidade de melhoria na gestão da qualidade do ar da RMBH sendo que, para isso, torna-se essencial reverter o cenário atual de sucateamento e de desmonte de órgãos públicos ambientais, tanto a nível nacional quanto estadual.
Abstract: Since the transport sector became one of the leading emitters of air pollutants, the most historically outstanding programs for reducing emissions in this category are the Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE, Program for the Control of Air Pollution Emissions by Motor Vehicles) and the Programa de Controle da Poluição Atmosférica por Motociclos e Veículos Similares – (PROMOT, Program for the Control of Emissions by Motorcycles). Facing the lack of studies about air quality in the Metropolitan Area of Belo Horizonte (MABH), which is the third most populous Brazilian metropolitan area, this Master’s dissertation aimed to investigate the trend of air pollutants concentrations in the air of MABH between 1995 and 2021 and the effectiveness of control policies, using data of pollutants 〖MP〗_10, 〖MP〗_2,5, 〖NO〗_2, O_3, 〖SO〗_2 e CO from the MABH’s air quality monitoring network. The methodology consisted in (i) verification of the statistical representativity of the network monitoring; (ii) checking the trend and the characterization of the air quality MABH following the World Health Organization (WHO) guidelines and interim targets; (iii) estimating the vehicles running by category and type of fuel, also trend assessment; and (iv) investigate the effectiveness of the implementation of the PROCONVE and PROMOT phases to improve air quality by analyzing the evolution of the vehicle fleet and air quality. The Mann-Kendall test was applied and performed at the 0.05 significance level to detect the trends in air pollution and in vehicle running. The results showed a trend of stability in the concentrations of air pollutants in the MABH, with no prospect of improvement or worsening. Although the vehicles running and the fuel consumption have increased over the years, this increase has not had direct perceptible effects of worsening air quality, which suggests that the vehicular intensification has been partially offset by the decrease in emitted concentrations of pollutants by the implementation of control policies, as PROCONVE and PROMOT. However, the historical characterization in the MABH exposed the challenge of the region in ensuring good air quality that really provides human health, with concentrations that remained at levels higher than WHO guidelines. Furthermore, the results reinforced the importance of the industrial sector for air pollution in MABH and exposed the need for improvement in air quality management, for this purpose, it is essential to reverse the current dismantling scenario of the public environmental agencies.
Subject: Engenharia sanitária
Meio ambiente
Poluição
Belo Horizonte, Região Metropolitana de (MG)
Veículos a motor
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Rights: Acesso Restrito
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/52405
Issue Date: 28-Nov-2022
metadata.dc.description.embargo: 28-Nov-2024
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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