Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/52408
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dc.creatorMaria Carolina da Silva Caldeirapt_BR
dc.creatorElânia de Oliveirapt_BR
dc.creatorCamila Camilozzi Alves Costa de Albuquerque Araújopt_BR
dc.date.accessioned2023-04-24T20:23:01Z-
dc.date.available2023-04-24T20:23:01Z-
dc.date.issued2020-
dc.citation.volume33pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage12pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.22456/2595-4377.103183pt_BR
dc.identifier.issn2595-4377pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/52408-
dc.description.abstractIn this article we present some reflections on inclusive education and the contributions that research in basic education can offer to broaden the discussions in this field of studies. The starting point is the actions that the UFMG Pedagogical Center (CP) has been developing in recent years. To do so, use it as a document analysis methodology. Different CP documents were analyzed, such as a proposal for a Peda-gogical Policy Project, the documents applicable to Specialized Educational Assistance and proposals for initial teacher training. As a theoretical framework, studies on school inclusion were used, particularly the contributions of Mantoan (2003) and Kafrouni and Pan (2001). The results show that an effort has been made by the school, which can be perceived by the involvement of the school community in seminars and conversation circles, with the aim of defining the internal guidelines for inclusion in the CP, the investment of teachers and TAEs (administrative technicians in education) in research, with the creation of a research group focused on diversity and inclusion, in addition to training actions for undergraduate students and the internal community.pt_BR
dc.description.resumoNeste artigo apresentamos algumas reflexões sobre a educação inclusiva e as contribuições que a pesquisa na educação básica podem oferecer para ampliar as discussões nesse campo de estudos. O ponto de partida são as ações que o Centro Pedagógico da UFMG (CP/UFMG) vem desenvolvendo nos últimos anos. Para tanto, utilizou-se como metodologia a análise documental. Foram analisados diferentes documentos do CP, tais como a proposta de Projeto Política Pedagógico, os documentos relativos ao Atendimento Educacional Especializado e as propostas de formação inicial docente. Como referencial teórico, foram utilizados os estudos sobre inclusão escolar, particularmente as contribuições de Mantoan (2003) e Kafrouni e Pan (2001). Os resultados dão conta de que um esforço tem sido feito pela escola, o que pode ser percebido pelo envolvimento da comunidade escolar nos seminários e rodas de conversa, com o objetivo de definir as diretrizes internas para a inclusão no CP, o investimento de professores e TAEs (técnicos administrativos em educação) na pesquisa, com a criação de grupo de pesquisa com foco na diversidade e na inclusão, além de ações de formação para estudantes de graduação e comunidade interna.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos do Aplicação-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectPesquisa em Inclusão escolarpt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subject.otherEducação infantilpt_BR
dc.subject.otherEducação inclusivapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.titlePensar a educação inclusiva no contexto da pesquisa na educação básica: reflexões sobre as ações implementadas pelo Centro Pedagógico da UFMGpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://seer.ufrgs.br/CadernosdoAplicacao/article/view/103183pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0668-1989pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3508-2985pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9804-5888pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



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