Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/52449
Type: Dissertação
Title: Estudo de egressos dos cursos de conservação-restauração das universidades públicas federais brasileiras
Other Titles: Study of egresses from conservation-restoration courses of brazilian federal public universities
Authors: Bárbara Andrade de Oliveira Alves
First Advisor: Márcia Almada
First Referee: Andrea Lacerda Bachettini
Second Referee: Maria Regina Emery Quittes
Abstract: O estudo de egressos é um mecanismo de avaliação das Instituições de Ensino Superior para que, de posse dos dados coletados, possam reformular suas práticas administrativas, técnicas e pedagógicas de forma crítica, além de avaliarem seu papel na sociedade como uma ferramenta que promove o saber e que é capaz de compreender e modificar a realidade, sobretudo no que diz respeito à inserção dos profissionais graduados no mercado de trabalho. Desta maneira, esta pesquisa tem como objetivo compreender a formação dos bacharéis em Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis graduados nas três universidades federais que ofereciam o curso até o ano de 2018, sendo elas a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), bem como conhecer a situação do egresso no mercado de trabalho. O estudo partiu de uma pesquisa bibliográfica acerca da formação histórica do profissional conservador-restaurador, seguida pela análise dos Projetos Pedagógicos de Curso, estrutura curricular e física dos cursos de bacharelado das três universidades federais brasileiras. Para o estudo da percepção dos egressos, graduados entre os anos de 2011 a 2017, optou-se pelo uso de um questionário eletrônico elaborado a partir de pesquisas de egressos de outras áreas, uma vez que esta é uma pesquisa pioneira no campo da conservação-restauração de bens culturais móveis. O questionário ficou disponível na plataforma Google Forms por 90 dias e as respostas foram tratadas e analisadas. A partir dos dados coletados observou-se que os três cursos oferecidos partilham do mesmo objetivo quanto à formação do profissional conservador-restaurador, porém há grandes diferenças quanto à formatação curricular. Quanto ao perfil dos egressos constatou-se que a maioria é de mulheres (84,30%), com idade média de 37 anos, exercendo a profissão como autônomos (46,67%), recebendo em média dois salários mínimos mensais. Destaca-se, entretanto, que a maioria dos respondentes (50,41%) não estão trabalhando atualmente na área, evidenciando que é necessário que haja um melhor preparo dos profissionais acompanhando as mudanças em relação ao mercado de trabalho, bem como a urgência quanto ao reconhecimento da profissão, uma vez que há concorrência direta com museólogos, historiadores, arquitetos, entre outros, pra vagas que seriam de competência apenas de conservadores-restauradores, colocando em risco o patrimônio. Por fim, ressalta-se o ineditismo desta pesquisa e espera-se que os dados possam servir para análises futuras.
Abstract: The study of graduates is an evaluation mechanism of Higher Education Institutions so that, with the collected data, they can critically reform their administrative, technical and pedagogical practices, in addition to assessing their role in society as a tool that promotes knowledge and that it is able to understand and modify reality, especially with regard to the insertion of graduated professionals in the job market. In this way, this research aims to understand the formation of bachelors in Conservation-Restoration of Movable Cultural Goods graduated in the three federal universities that offered the course until the year 2018, being the Federal University of Minas Gerais (UFMG), the University Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ) and the Federal University of Pelotas (UFPEL), as well as knowing the situation of the graduate in the job market. The study started from a bibliographic research about the historical formation of the conservative-restorer professional, followed by the analysis of the Pedagogical Course Projects, curricular and physical structure of the baccalaureate courses of the three Brazilian federal universities. For the study of the perception of the graduates, graduated between the years 2011 to 2017, we opted for the use of an electronic questionnaire elaborated from researches of graduates from other areas, since this is a pioneer research in the field of conservationrestoration of movable cultural goods. The questionnaire was available on the Google Forms platform for 90 days and the responses were treated and analyzed. From the data collected, it was observed that the three courses offered share the same objective regarding the training of the conservative-restorer professional, however there are great differences regarding the curricular format. Regarding the profile of the graduates, it was found that the majority are women (84.30%), with an average age of 37 years, exercising the profession as self-employed (46.67%), receiving an average of two minimum monthly wages. It is noteworthy, however, that more than half of the respondents (50.41%) are not currently working in the area, showing that there is a need for better training of professionals following the changes in relation to the labor market, as well as the urgency as for the recognition of the profession, since there is direct competition with museologists, historians, architects, among others, for vacancies that would only be the responsibility of conservators-restorers, putting the heritage at risk. Finally, the novelty of this research is highlighted, and it is hoped that the data can be used for future analysis.
Subject: Conservador-restaurador - Brasil
Universidades e faculdades públicas - Bacharéis - Pesquisa - 2011-2017
Profissionais de nível superior - Mercado de trabalho
Arte - Conservação e restauração - Brasil
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/52449
Issue Date: 9-Mar-2020
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_FINAL_barbara alves_v2.pdf2.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.