Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/52495
Type: Tese
Title: Uma história da formação de professores no curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal de São João del-Rei (2001-2019)
Other Titles: A history of teacher training in the degree course in Mathematics at the Federal University of São João del-Rei (2001-2019)
Authors: Paulo Henrique Apipe Avelar de Paiva
First Advisor: Maria Laura Magalhães Gomes
First Referee: Antonio Vicente Marafioti Garnica
Second Referee: Filipe Santos Fernandes
Third Referee: Marcus Aurelio Taborda de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee4: Elisabete Zardo Búrigo
Abstract: Este trabalho apresenta uma história da formação de professores de Matemática da licenciatura em Matemática da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). O período de análise inicia-se em 2001 – ano de fundação da graduação – e vai até o ano de 2019. Apoiada nas concepções da História Oral, a pesquisa integra o projeto Mapeamento da Formação e Atuação de Professores que Ensinam/Ensinaram Matemática no Brasil, conduzido pelos pesquisadores do grupo de pesquisa História Oral e Educação Matemática, Ghoem. Foram realizadas entrevistas com vinte pessoas, entre ex-alunos e professores que fizeram parte da rotina da licenciatura em Matemática da UFSJ em algum período do nosso recorte temporal – treze individuais e uma coletiva. Igualmente, constituíram fontes para esta tese: documentos institucionais da própria Universidade, documentos oriundos de outras instituições e uma textualização produzida para outra pesquisa. O cotejamento das várias fontes mobilizadas resultou na narrativa histórica que produzimos ao longo das páginas que se seguem. Como resultado, identificamos que o curso passou por três fases: a primeira, entre 2001 e 2006, foi marcada como um período de grandes dificuldades devido à criação recente da licenciatura e da falta de professores; a segunda fase ocorreu entre 2007 e 2012, quando o curso se reestruturou com a ajuda de um programa do Governo Federal de expansão das universidades federais e devido ao aumento de professores dispostos a dar sua contribuição; e, por fim, a terceira fase marcou a busca por novos objetivos de uma graduação com uma certa estrutura, com pessoal disposto a trabalhar e com alguns anos de percurso. Além disso, nossas análises também nos levaram a perceber: as motivações políticas para a criação da UFSJ e da instituição que deu origem a ela; a importância econômica, cultural e como Instituição de Ensino Superior da UFSJ para São João del-Rei; e a importância do programa Reuni para a guinada no curso de Matemática da UFSJ.
Abstract: This work presents a history of the formation of Mathematics teachers of the degree in Mathematics at the Federal University of São João del-Rei (UFSJ). The period of analysis begins in 2001 – the year the graduation was founded – and runs until 2019. Supported by the conceptions of Oral History, the research is part of the project Mapping the Formation and Performance of Teachers who Teach/Taught Mathematics in Brazil , conducted by the research group Oral History and Mathematics Education, Ghoem. Interviews were carried out with twenty people, including former students and professors who were part of the routine of the degree in Mathematics at UFSJ in some period of our time frame – thirteen individual and one collective. Likewise, sources for this thesis were: institutional documents from the University itself, documents from other institutions and a textualization produced for another research. The collation of the various mobilized sources resulted in the historical narrative that we produce throughout the pages that follow. As a result, we identified that the course went through three phases: the first, between 2001 and 2006, was marked as a period of great difficulties due to the recent creation of the degree and the lack of professors; the second phase took place between 2007 and 2012, when the course was restructured with the help of a Federal Government program to expand federal universities and due to the increase in professors willing to contribute to the course; and, finally, the third phase marked the search for new objectives of a graduation with a certain structure, with staff willing to work and with some years of experience. In addition, our analyzes also led us to understand: the political motivations for the creation of UFSJ and the institution that gave rise to it; the economic, cultural and higher education importance of UFSJ for São João del-Rei; and the importance of the Reuni program for the turnaround in the Mathematics course at UFSJ.
Subject: Universidade Federal de São João del-Rei - Professores - Formação - História
Universidade do Estado da Bahia - Licenciatura
Educação
Educação - História
Professores - Formação - História
Professores - Formação - Minas Gerais
Professores - Formação - São João Del Rei (MG)
Matemática - Licenciatura - História - Séc. XXI
Matemática - Estudo e ensino - História - Séc. XXI
Professores de matemática - Formação - História
Historia oral
São João Del Rei (MG) - Educação - História
Minas Gerais - Educação - História - Séc. XXI
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/52495
Issue Date: 10-Feb-2023
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese – Paulo Apipe.pdfTese de doutorado de Paulo HenriqueApipe Avelar de Paiva18.44 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons