Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/52508
Type: Monografia (especialização)
Title: Plano de intervenção para realizar ação educativa aos pacientes diabeticos cadastrados na UBS Dr. Gentil Alves Costa, de Rio Piracicaba-MG
Authors: Karina Borron Gonzalez
First Advisor: Anadias Trajano Camargos
Abstract: A Diabetes Mellitus atinge em todo o mundo grande número de pessoas de qualquer condição social, representa um problema pessoal e de saúde pública, com grandes proporções quanto à magnitude e a transcendência. É considerada mundialmente uma doença epidêmica e do ponto de vista de saúde pública, é um dos maiores desafios para o século 21. Este estudo tem como objetivo propor um plano de intervenção para realizar ação educativa aos pacientes diabéticos cadastrados na Unidade Básica de Saúde Dr. Gentil Alves Costa, em Rio Piracicaba. Para desenvolvê-lo foram utilizados os dados do diagnóstico situacional realizado na Estratégia de Saúde da Família, e tema que mais se destacou foi Diabete Mellitus, uma doença com alta prevalência na área de abrangência da equipe, e esta relacionada com alguns fatores de risco que interfere na qualidade de sua atenção. Em seguida foi necessária a busca de trabalhos científicos nas bases de dados como: Biblioteca Virtual em Saúde, Biblioteca Virtual da Universidade Federal de Minas Gerais e SCIELO. Os artigos que se encontram nessas bases de dados, bem como publicações em livros e revistas médicas foram incluídos no estudo, segundo a sua relevância e coerência com o tema proposto. Outros dados importantes foram os disponíveis na Secretaria Municipal de Saúde, dados do Ministério da Saúde e arquivos da ESF. A DM é considerada um problema de saúde crônico, exige um controle sistemático dos pacientes que sofrem a doença, tendo sido importante considerar a realização das ações de saúde desenvolvidas pela equipe, como o controle da glicemia e a atuação sobre os fatores de risco modificáveis, a realização de ações educativas e que com certeza os resultados poderão ser observados em médio e longo prazo, já que nosso desejo é contribuir para que haja redução da taxa de morbimortalidade causada por essa patologia. Conclui-se com este trabalho vai contribuir com a equipe que irá doravante se esforçar para que as mudanças significativas ocorram e possam interferir na qualidade e estilo de vida dos pacientes com diabetes, com a incorporação dos mesmos ao programa de atividade física, reeducação alimentar e melhor adesão ao tratamento clinico.
Abstract: La Diabetes Mellitus alcanza en todo el mundo gran número de personas de cualquier condición social, representa un problema personal y de salud pública, con grandes proporciones en cuanto a magnitud y trascendencia. Es considerada mundialmente una enfermedad epidémica y desde el punto de vista de salud pública, es uno de los mayores desafíos para el siglo 21. Este estudio tiene como objetivo proponer un plan de intervención para realizar acción educativa a los pacientes diabéticos cadastrados en la Unidad Básica de Salud Dr. Gentil Alves Costa, en Rio Piracicaba. Para desarrollarlo fueron utilizados los datos del diagnóstico situacional relizado en la Estrategia de Salud de la Familia, el tema que más se destacó fue Diabetes Mellitus, una enfermedad con alta prevalencia en el área cubierta por el equipo, y está relacionada con algunos factores de riesgo que interfiere en la calidad de su atención. En seguida fue necessária la búsqueda de trabajos científicos en bases de datos como: Biblioteca Virtual en Salud, Biblioteca Virtual de la Universidad Federal de Minas Gerais e SCIELO. Los artículos que se encuentran en esas bases de datos, así como publicaciones en libros y revistas médicas fueron incluidos en el estudio según su relevancia y coherencia con el tema propuesto. Otros datos importantes fueron los disponibles en la Secretaria Municipal de Salud, datos del Ministério de Salud y archivos del ESF. La DM es considerada un problema de salud crónico, exige un control sistemático de los pacientes que sufren la enfermedad, siendo importante considerar la realización de las acciones de salud desarrolladas por el equipo, como el contol de la glicemia y la actuación sobre los factores de riesgo modificables, la relización de acciones educativas y que con certeza los resultados pueden ser observados a mediano y largo plazo, ya que nuestro deseo es contribuir para que haya reducción de la tasa de morbimortalidad causada por esa patologia. Se concluye con este trabajo que contribuirá al equipo que en lo sucesivo se esforzará para que los cambios significativos ocurran y puedan interferir con la calidad y el estilo de vida de los pacientes con diabetes, con la incorporación de los mismos al programa de actividad física, reeducación nutricional y mejor adherencia al tratamiento clínico.
Subject: Hipertensão/prevenção & controle
Educação em Saúde
Estilo de Vida
Comportamento Alimentar
Dissertação Acadêmica
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Estratégia Saúde da Família
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/52508
Issue Date: 27-Feb-2016
Appears in Collections:Especialização em Estratégia Saúde da Família

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Karina Borron. Versão final.pdf1.04 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons