Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/52600
Tipo: Dissertação
Título: Características socioeconômicas e demográficas associadas à variação do intervalo entre nascimentos de primeira e segunda ordens no Brasil
Autor(es): Ana Carolina Alonso Silva Mattos
primer Tutor: Adriana de Miranda-Ribeiro
primer Co-tutor: Luciana Soares Luz do Amaral
Resumen: Desde a década de 1960, o Brasil experimenta queda dos níveis de fecundidade (Carvalho e Rodríguez-Wong, 2008). Em 2005, a fecundidade no país atingiu o nível de reposição e manteve sua trajetória de declínio. O Censo Demográfico de 2010 apontou fecundidade de 1,9 filhos por mulher e pesquisas mais recentes indicam níveis próximos de 1,8 filhos (IBGE, 2020), em média, por mulher. A manutenção da fecundidade em baixos níveis, aliada ao aumento da idade média em que as mulheres têm filhos, abrem espaço para a incorporação de elementos além da taxa de fecundidade total na análise da fecundidade, como o estudo do intervalo entre nascimentos. Tendo em vista que, como aponta Bonifácio (2011), a proporção de mulheres que progridem a parturição e o tempo que essas mulheres levam para ter o próximo filho descrevem o comportamento da fecundidade ao longo da transição. Para entender o comportamento da fecundidade brasileira das últimas décadas buscamos responder: (i) quais são as características socioeconômicas e demográficas associadas a diferentes tamanhos de intervalo entre os nascimentos; (ii) qual o risco de que uma mulher, dadas suas características socioeconômicas e demográficas, vivencie distintos intervalos para o segundo filho. Esse trabalho utiliza os bancos de dados das histórias de nascimentos reconstruídas a partir dos microdados dos Censos Demográficos de 1980 a 2010 (Miranda-Ribeiro, 2007; Miranda-Ribeiro, Rios-Neto e Carvalho, 2009). O modelo de regressão logística multinomial foi utilizado para conhecer as chances de as mulheres terem tamanhos distintos de intervalos entre nascimentos de primeira e segunda ordem, dadas as suas características socioeconômicas e demográficas. A análise sugere que as características socioeconômicas e demográficas se diferem e variam entre intervalos para o segundo nascimento no Brasil em todos os anos dos censos.
Asunto: Fecundidade humana
Brasil
Desenvolvimento econômico
Demografia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE DEMOGRAFIA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Demografia
Tipo de acceso: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/52600
Fecha del documento: 8-ago-2022
Término del Embargo: 8-ago-2024
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Dissertação_FINAL_ANA_MATTOS.pdf
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrictionUntil??? 2024-08-08
2.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar una copia


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.