Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/52631
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Nível hierárquico e rede de influência dos centros regionais no interior do estado de Minas Gerais: uma proposta com base na oferta do ensino superior
Título(s) alternativo(s): Hierarchical level and network of influence of regional centers in the interior of the state of Minas Gerais: a proposal based on the offer of higher education
Autor(es): Rafael Santiago Soares
Carlos Fernando Ferreira Lobo
Resumen: A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, promulgada em 1996, favoreceu a ampliação da oferta da educação superior no Brasil. O crescimento de matrículas e Instituições de Ensino Superior ocorreu de forma acelerada, embora regionalmente diferenciada. O objetivo desse trabalho é avaliar a abrangência espacial e o papel desempenhado pelos centros regionais na oferta do ensino superior no interior do estado de Minas Gerais, analisando as hierarquias e a amplitude das redes de influência dos principais centros regionais. Para identificar os núcleos das redes foi proposto o Índice de Centralidade Regional (ICR), composto por quatro dimensões: o total de matrículas por município; o número de cursos ofertados por município; a capacidade de absorção de pessoas com ensino médio completo por município; e a capacidade de atração de estudantes de outras localidades. Os resultados permitiram a identificação de cinco municípios no primeiro nível hierárquico, que são: Uberlândia, Juiz de Fora, Uberaba, Viçosa e Montes Claros. A rede de influência de cada um desses municípios apresentou abrangência espacial diferenciada e difusa. A hierarquia das centralidades, as redes de mobilidade e as áreas de influência dos principais centros refletem os diferentes níveis de integração regional e flexibilidade espacial.
Abstract: The Law of Guidelines and Bases of National Education, promulgated in 1996, favored the expansion of the offer of higher education in Brazil. The growth of enrollments and Higher Education Institutions occurred in an accelerated, although regionally differentiated way. The objective of this study is to evaluate the spatial comprehensiveness and the role played by the regional centers in the offer of higher education in the interior of the state of Minas Gerais, analyzing the hierarchies and the breadth of networks of influence of the main regional centers. In order to identify the nuclei of the networks, the Centrality Regional Index (ICR) was proposed, composed of four dimensions: total enrollment by county; the number of courses offered per county; the absorption capacity of people with complete secondary education by county; and the attractiveness of students from other locations. The results allowed the identification of five county in the first hierarchical level, which are: Uberlândia, Juiz de Fora, Uberaba, Viçosa and Montes Claros. The network of influence of each one of these counties presented differentiated and diffuse spatial coverage. The hierarchy of centralities, mobility networks and areas of influence of the major centers reflect the different levels of regional integration and spatial flexibility.
Asunto: Centros comerciais
Educação e Estado
Ensino superior
Educação - Minas Gerais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: IGC - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia
URI: http://hdl.handle.net/1843/52631
Fecha del documento: 5-mar-2020
metadata.dc.url.externa: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/44163
metadata.dc.relation.ispartof: Caminhos de Geografia
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
nívelhierárquicoerededeinfluência.pdf971.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.