Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/52658
Tipo: Dissertação
Título: O corpo e a diversidade de gênero no ensino da biologia no contexto da educação pública
Título(s) alternativo(s): The body and gender diversity in biology teaching in the context of public education
Autor(es): Caio César Souza Coelho
Primeiro Orientador: Miguel José Lopes
Segundo Orientador: Marco Aurélio Máximo Prado
Primeiro membro da banca : Miguel José Lopes
Segundo membro da banca: Marco Aurélio Máximo Prado
Terceiro membro da banca: Juliana Carvalho Tavares
Quarto membro da banca: Paula Sandrine Machado
Resumo: Observando a dificuldade dos docentes de escolas de nível médio em abordar assuntos sobre diversidade de gênero e sexualidade e tendo em vista a ausência desse assunto em livros e materiais didáticos nas áreas das ciências biológicas, o presente trabalho intencionou, através de ações que aproximam o(a) estudante da sua realidade, a abordar e associar hormônios, corpo, sociedade, diversidade e gênero, fortalecendo na escola, o papel da pluralidade na vida de todos os seres. A presente dissertação apresenta uma sequência didática dividida em duas intervenções pedagógicas: a primeira introduz e apresenta a importância do ensino da biologia para as questões de puberdade, mudanças corporais, juventudes; consciência corporal e de gênero. Nela criou-se, através do ensino por investigação, interpelações acerca da diversidade corporal e as designações de gênero. A segunda intervenção, por sua vez, reflete sobre o ensino de biologia em uma perspectiva queer, realizando um projeto de iniciação científica júnior com duas alunas que elaboraram um documentário com pessoas transexuais, animações sobre diversidade de gênero e corporal, bem como a participação em debate público. O trabalho evidencia a relevância de uma educação para a diversidade sexual e de gênero, bem como fomenta a importância de discussões de gênero entre as ciências humanas e biológicas. Dessa forma, os trabalhos realizados pelos alunos foram avaliados buscando uma perspectiva inclusiva para a população LGBT+, considerando a individualidade das existências. Por fim, o trabalho retoma as discussões sobre a importância da iniciação científica no nível do ensino médio e tenta romper a visão de gênero pautada única e exclusivamente na biologia.
Abstract: Observing the difficulty of high school teachers in addressing issues of gender diversity and sexuality, and in view of the absence of this subject in books and teaching materials in the areas of biological sciences, the present work intended, through actions that bring the student closer to their reality, to approach and associate hormones, body, society, diversity, and gender, strengthening in school the role of plurality in the lives of all beings. This work presents a didactic sequence divided into two pedagogical interventions: primary introduces and presents the importance of teaching biology for issues of puberty, body changes, youth body and gender awareness. It created, through scientific teaching, questions about body diversity and gender designations. Following, in turn, considers on the teaching of biology from a queer perspective, carrying out a junior scientific initiation project with two students who produced a documentary with transsexual people, animations on gender and body diversity, as well as participation in public debate. The work highlights the importance of education for sexual and gender diversity, as well as fostering the importance of gender discussions with both the human and biological sciences. In this way, the works carried out by the students were evaluated seeking an inclusive perspective for the LGBT+ population, considering the individuality of a way of living. Finally, the work resumes the discussions about the importance of scientific initiation at the high school level and tries to break the view of gender based solely and exclusively on biology.
Assunto: Ensino - Biologia
Corpo humano
Diversidade de gênero
Sexualidade
Pesquisa
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/52658
Data do documento: 8-Jul-2022
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCM Caio César Souza Coelho - Versão para CN.pdf2.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons