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http://hdl.handle.net/1843/52673
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Wanderlei Abadio Deoliveira | pt_BR |
dc.creator | Jorge l. da Silva | pt_BR |
dc.creator | Iara Falleiros Braga | pt_BR |
dc.creator | Flavia Carvalho m. Mello | pt_BR |
dc.creator | Rogério Ruscitto do Prado | pt_BR |
dc.creator | Marta Angélica Iossi Silva | pt_BR |
dc.creator | Deborah Carvalho Malta | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-28T18:40:48Z | - |
dc.date.available | 2023-04-28T18:40:48Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.citation.volume | 15 | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.citation.spage | 69 | pt_BR |
dc.citation.epage | 80 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 21775281 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/52673 | - |
dc.description.resumo | Objetivo: Analisar comparativamente dados sobre a prática de bullying escolar entre meninos e meninas, considerando associações entre variáveis sociodemográficas, de contexto familiar, de saúde e de comportamentos de risco. Métodos:Participaram da pesquisa 102.301 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de todo território nacional. Os dados foram coletados em 2015 por meio de questionário autoaplicável, disponibilizado em aparelhos smartphones. Análises descritivas e multivariadas foram desenvolvidas. Resultados: Os meninos praticaram mais bullying que as meninas, 24,2% e15,6%, respectivamente. A prática do bullying foi associada em ambos os sexos em relação às seguintes variáveis: faixa etária de 15 e 16 anos ou mais; cor da pele; estudar em escola privada; sentimentos de solidão; insônia; punição física; baixa supervisão parental; uso de tabaco, álcool e experimentação de drogas. A principal contribuição do estudo foi a identificação de que os estudantes que praticam bullying, independente do sexo, apresentam sofrimento e comportamentos de risco à saúde. Conclusão: Os resultados enfatizam a necessidade de programas antibullying com foco em aspectos multidimensionais, podendo ser utilizados para orientar e subsidiar ações de saúde nas escolas brasileiras. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM MATERNO INFANTIL E SAÚDE PÚBLICA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Química Nova | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Violência | pt_BR |
dc.subject | Serviços de saúde escolar | pt_BR |
dc.subject | Saúde do adolescente | pt_BR |
dc.subject.other | Violência | pt_BR |
dc.subject.other | Serviços de saúde escolar | pt_BR |
dc.subject.other | Saúde do Adolescente | pt_BR |
dc.title | Variáveis associadas à prática do bullying em uma amostra nacional de estudantes | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | http://www.adolescenciaesaude.com/detalhe_artigo.asp?id=735 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-8214-5734 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
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Variáveis associadas à prática do bullying em uma amostra nacional de estudantespdfa.pdf | 389.35 kB | Adobe PDF | View/Open |
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