Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/52687
Tipo: Artigo de Evento
Título: Literatura juvenil na perspectiva dos leitores e dos mediadores
Autor(es): Eliana Guimarães Almeida
Lívia Mara Pimenta de Almeida Silva Leal
Maria Zélia Versiani Machado
Resumo: Este trabalho busca promover uma discussão acerca da literatura juvenil a partir de duas diferentes perspectivas: a visão do professor de Língua Portuguesa e a do leitor jovem. A proposta pretende unir reflexões presentes em duas pesquisas em andamento – uma de mestrado e outra de doutorado - ambas com um objeto comum, que é o interesse em pensar a mediação e a recepção da literatura juvenil. As reflexões partem da realização de entrevistas com leitores e com professores e buscam contrastar os lugares de ambos, no processo de formação do leitor literário, a fim de permitir compreender as interseções presentes nesse processo. A tentativa de unir as duas propostas trará importantes contribuições acerca das diferentes perspectivas que estão envolvidas no processo de formação do leitor literário, sobretudo quando se considera que a escola é uma das principais instituições voltadas para a inserção formal do sujeito na cultura letrada. Assim, as reflexões propostas nesse trabalho têm o intuito de contribuir para a potencialização desse espaço de diálogo entre mediação e recepção literária, tendo em vista as inúmeras possibilidades que se apresentam nesse vasto universo que engloba a chamada literatura juvenil. Entre as referências teóricas adotadas no estudo, destacam- se: Antonio Candido, que situa a literatura entre os direitos do ser humano, Louise de Rosenblatt, que trabalha na perspectiva da mediação escolar, Rildo Cosson e Graça Paulino, que apresentam a proposta do letramento literário, Lígia Cademartori, que propõe a visão voltada para a formação do leitor literário a partir da escola, Regina Zilberman e Marisa Lajolo, que trazem, a respeito da temática, a perspectiva conceitual e a histórica. Buscamos respaldo teórico também em autores como Wolfgang Iser e Robert Scholes, que tratam especificamente da recepção literária, Teresa Colomer e Ana Díaz-Plaja, que propõem reflexões acerca das leituras adolescentes e Antonio Mendoza Fillola, que trata das bases para a educação literária.
Abstract: This work seeks to promote a discussion about youth literature from two different perspectives: the view of the Portuguese Language teacher and that of the young reader. The proposal seeks to unite reflections present in two ongoing researches - one of masters and one of doctorate - both with a common object, which is the interest in thinking the mediation and reception of youth literature. The reflections are based on interviews with readers and teachers and seek to contrast the places of both, in the process of training the literary reader, in order to understand the intersections present in this process. The attempt to unite the two proposals will bring important contributions about the different perspectives that are involved in the literary reader formation process, especially when one considers that the school is one of the main institutions focused on the formal insertion of the subject in literate culture. Thus, the reflections proposed in this work are intended to contribute to the enhancement of this space of dialogue between mediation and literary reception, given the innumerable possibilities that exist in this vast universe that encompasses the so - called youth literature. Among the theoretical references adopted in the study are: Antonio Candido, who places literature among the rights of the human being, Louise de Rosenblatt, who works in the perspective of school mediation, Rildo Cosson and Graça Paulino, who present the literacy proposal literary, Lígia Cademartori, who proposes the vision directed to the formation of the literary reader from the school, Regina Zilberman and Marisa Lajolo, who bring, with respect to the theme, the conceptual and historical perspective. We seek theoretical support also in authors such as Wolfgang Iser and Robert Scholes, who deal specifically with the literary reception, Teresa Colomer and Ana Díaz-Plaja, who propose reflections on the reading adolescents and Antonio Mendoza Fillola, which deals with the bases for literary education.
Assunto: Literatura (Ensino fundamental)
Leitura (Ensino fundamental)
Livros e leitura
Incentivo à leitura
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/52687
Data do documento: Nov-2017
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metadata.dc.relation.ispartof: Jogo do Livro ; Seminário Internacional Latino-Americano: Palavras em Deriva
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