Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/52696
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dc.contributor.advisor1Paulo Bernardo Ferreira Vazpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1682428830146432pt_BR
dc.contributor.referee1César Geraldo Guimarãespt_BR
dc.contributor.referee2Elton Antunespt_BR
dc.contributor.referee3José Benjamin Picado Sousa e Silvapt_BR
dc.contributor.referee4Moisés Adão de Lemos Martinspt_BR
dc.creatorAngie Gomes Biondipt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4118048407378960pt_BR
dc.date.accessioned2023-05-01T22:38:48Z-
dc.date.available2023-05-01T22:38:48Z-
dc.date.issued2013-09-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/52696-
dc.description.resumoAs fotografias trazidas pela imprensa assumem um papel importante nos modos de perceber as realidades do mundo e da vida cotidiana. Contudo, há tempos sua tarefa não se resume ao mero registro de fatos, mas configura um campo complexo de visibilidade no qual atuam diversos pactos de acessos e distribuição de lugares entre corpos e falas. Como atividade prática de informação e comunicação, o fotojornalismo tanto explora quanto é nutrido por um vasto campo temático constituído pelos fatos diários ao redor do mundo produzindo suas próprias condições de enunciação e erigindo para si um suposto estatuto de arquivo ou documento social que busca instituir consensos e discursos através da exposição de sofrimentos e sofredores. São diversas situações de catástrofes, atentados, guerras, doenças e acidentes que compõem um panorama do sofrimento cotidiano. No que interessa examinar deste campo, o sofredor se destaca como personagem central que tensiona formas estéticas e forças sociais e políticas que se conjugam nas dinâmicas de uma sociedade cada vez mais mediada pelas imagens e demarcada pelos movimentos de uma cultura propriamente visual. O corpo do sofredor surge, então, como este elemento complexo, lugar de escrituras e inscrições, projeções e modalidades do ser. É através de sua capacidade expressiva que o corpo do sofredor assume tanto as modalidades sensíveis que potencializam o sofrimento na fotografia quanto permite notar os esboços de uma relação que se prolonga ao espectador procurando alcançá-lo por modos afetivos distintos. A partir da análise do acervo de dois dos maiores prêmios de fotojornalismo, Esso e World Press Photo, de 1955 até 2010, três figurações do corpo foram observadas especificamente: do corpo supliciado, do assujeitado e do abatido. Tais figurações compõem as grandes linhas pelas quais o corpo, em estado de dor e agonia, se constitui nas situações de sofrimento elencadas nos cinco principais subtemas do fotojornalismo: fome, violência, catástrofe, doença, acidentes. Em cada uma delas, o corpo apresentou um modo de evidenciar o escape de sua dor e angústia, as emanações do sofrer atreladas ao tipo de evento que lhe abate, a negociação de valores que se atribuem ou negam ao sujeito sofredor em cena, assim como a movimentação dos afetos que delinearam a indignação, a compaixão e o medo como suas evocações morais mais recorrentes. Entretanto, estas três formas de representar o corpo sofredor não pretendem esgotar um repertório visual do sofrimento na imprensa e, menos ainda, indicar uma linha evolutiva, histórica ou visualmente, do corpo que sofre no fotojornalismo, mesmo porque foram constatadas recorrências e alternâncias de aspectos visuais e expressivos que evidenciaram os diversos movimentos pelos quais a temática se constituiu conforme a situação colocada pelos dois prêmios. Porém, organizados em três blocos de análise, as figurações do corpo sofredor possibilitaram uma leitura dos principais arranjos pertinentes às articulações estético-políticas com que operam na visibilidade midiática fazendo do corpo um lugar proponente de afetos, mas também de disputa pela verdade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.publisher.programCurso de Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectFotojornalismopt_BR
dc.subjectSofrimentopt_BR
dc.subjectFiguraçãopt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subject.otherComunicação - Tesespt_BR
dc.subject.otherComunicação de massa - Tesespt_BR
dc.subject.otherFotojornalismo - Tesespt_BR
dc.subject.otherExperiência - Tesespt_BR
dc.titleCorpo sofredor : figuração e experiência no fotojornalismopt_BR
dc.typeTesept_BR
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