Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/52698
Tipo: Dissertação
Título: Maripousar: linhas e rotas da investigação de uma poética mestiça biomitográfica
Autor(es): Bruni Emanuele Fernandes
primer Tutor: Rita Lages Rodrigues
primer miembro del tribunal : Cynthia de Cássia Santos Barra
Segundo miembro del tribunal: Janaína Barros Silva Viana
Resumen: Esta dissertação é um corpo-texto apresentado como um desfecho primeiro, um primeiro ato da elaboração que tenho denominado Maripousar, uma poética mestiça biomitográfica. Ao longo do trabalho, traço algumas linhas, costuro algumas rotas percorridas conceitual e poeticamente ao longo desta minha pesquisa-criação. A partir da congregação e esquematização de referências plásticas e epistemológicas – sobretudo, embora não só, as confabulações estéticas e os escritos de Gloria Anzaldúa, Audre Lorde, bell hooks, Lélia Gonzalez, Jota Mombaça, Ana Raylander, Angélica Dass –, foi tecida uma trama crítica e conceitual sobre o que é compreendido como confabulações estéticas antirracistas emergentes no contexto de uma consciência mestiça amefricana nas artes contemporâneas. Apresento a persona que tenho incorporado, La Mariposa, em múltiplas gestas performáticas, que vêm sendo mandingadas há quase três anos. Por fim, como fruto desta poética-mestiça biomitográfica, meu primeiro ensaio para um livro-performance Casulo-segredo, gestado e construído a partir de minha pesquisa criação, é apresentado como produção plástica autoral.
Abstract: This dissertation is a body-text presented as a first outcome, a first act of elaboration that I have called Maripousar, a mestizo biomythographic poetics. Throughout the work, I trace some lines, sew together some routes covered conceptually and poetically throughout my research-creation. From the congregation and schematization of plastic and epistemological references – above all, although not only, the aesthetic confabulations and writings of Gloria Anzaldúa, Audre Lorde, bell hooks, Lélia Gonzalez, Jota Mombaça, Ana Raylander, Angélica Dass –, a critical and conceptual plot about what is understood as emerging anti-racist aesthetic confabulations in the context of an Amefrican mestizo consciousness in contemporary arts. I present the persona that I have incorporated, La Mariposa, in multiple performative gestures, which have been being manipulated for almost three years. Finally, as a result of this biomythographic mixed-poetics, my first essay for a book-performance Casulo-segredo, conceived and constructed from my creative research, is presented as an authorial plastic production.
Asunto: Identidade social
Consciência na arte
Criação (Literária, artística, etc.)
Performance (Arte)
Mestiços na arte
Mestiçagem
Arte moderna - Séc. XX-XXI
Multiculturalismo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/52698
Fecha del documento: 29-nov-2022
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
DISSERTAÇÃO_Maripousar_BruniEmanueleFernandes.pdf11.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons