Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/52705
Tipo: Tese
Título: A aprendizagem através das práticas escolar, simulada e profissional
Título(s) alternativo(s): Learning through school, simulated and professional practices
Autor(es): Vitor Guilherme Carneiro Figueiredo
Primeiro Orientador: Rodrigo Magalhães Ribeiro
Primeiro Coorientador: Francisco de Paula Antunes Lima
Primeiro membro da banca : Amélia Carla Sobrinho Bifano
Segundo membro da banca: Renata Bastos Ferreira Antipoff
Terceiro membro da banca: Marco Antônio Pereira Querol
Quarto membro da banca: Raoni Guerra Lucas Rajão
Resumo: Na literatura sobre aprendizagem existem várias abordagens que analisam a diferença entre a prática escolar e a prática profissional. É possível encontrar diferentes termos que descrevem o contraste ou a relação entre tais práticas, tais como as “transferências de práticas”, a “transição consequente”, o “conceito científico” versus “conceito espontâneo” e o “cruzamento de fronteiras”. A maioria desses termos e teorias, entretanto, não discute como o que foi aprendido na prática escolar muda a prática profissional e vice-versa, combinando processo subjetivo dos aprendizes com circunstâncias objetivas da situação. Dentro desse contexto, o objetivo desta tese é duplo: primeiro, propõe-se substituir a ideia geral de “transferência” do saber escolar para a prática por uma ideia de transformação contínua das situações e das habilidades incorporadas que tais situações acabam por exigir. Segundo, demonstra-se como essa transformação ocorre. Para tal, são apresentadas análises empíricas do treinamento de eletricistas de rede energizada desde a prática em sala de aula, passando pela prática simulada de atividades até a prática profissional em campo, usando gravações de vídeo e entrevistas em autoconfrontação. Essas análises mostram como a realização de “cinco situações de aprendizagem” presentes em cada uma dessas práticas contribui para que os recém-habilitados realizem as suas atividades de maneira mais segura e eficiente. Como resultado, verificou-se o enriquecimento dos “signos tetrádicos” (isto é, dos processos cognitivos e perceptuais e das suas ações) dos eletricistas de redes energizadas dentro do “Curso da Ação”, conduzindo-os: (i) a uma ampliação continuada no uso das normas ensinadas pela escola, (ii) ao desenvolvimento da capacidade de antecipação de diferentes aspectos da situação e (iii) a uma evidência de como as instruções abstratas, aprendidas na sala de aula e nas simulações, são transformadas e integradas com as habilidades desenvolvidas nas práticas profissionais. Ao final, revisitamos a literatura discutida, vis-à-vis os achados, evidenciando a contribuição da pesquisa realizada para o entendimento dessa questão e como a Teoria do Curso da Ação, de Theureau (2004), por meio do “signo tetrádico”, possibilitou desmembrar as imbricações das práticas estudadas nas situações de aprendizagem.
Abstract: In the literature learning, there are several approaches that analyze the difference between school practice and professional practice. It is possible to find different terms that describe the contrast or the relationship between such practices, such as "learning transfer", "consequent transition", "scientific concept" versus "spontaneous concept" and "boundary crossing". Most of these terms and theories, however, do not discuss comprehensibly how what has been learned in school practice changes in professional practice and vice versa, combining the learners' subjective process with objective circumstances of the situation. Within this context, the objective of this thesis is twofold: first, it proposes to replace the general idea of “transferring” schooled knowledge into practice with an idea of continuous transformation of the situations and the incorporated skills that such situations end up requiring. Second, it demonstrates how this transformation occurs. To this end, empirical analyzes of the training of electricians of power lines are presented, from classroom practice, through the simulation of activities to professional practice in the field, using video recordings and interviews in self-confrontation. These analyzes show how the realization of “six learning situations” present in each of these practices contributes to the recent graduates to carry out their activities in a safer and more efficient way. As a result, there was an enrichment of the “tetradic signs” (that is, their cognitive and perceptual processes and their actions) of the electricians of power lines within the “Course of Action”, leading: (i) a continued expansion in the use of the rules taught by the school, (ii) the development of the ability to anticipate different aspects of the situation and (iii) an evidence of how abstract instructions, learned in the classroom and in simulations, are transformed and integrated with the skills developed in professional practices. At the end, we revisited the literature discussed, vis-à-vis the findings, showing the contribution of the research carried out to the understanding of this issue and how the Theory of the “Course of Action”, by Theureau (2004), through the “tetradic sign”, made it possible to dismember the overlapping studied in learning situations.
Assunto: Engenharia de produção
Aprendizagem
Ensino técnico
Instalações elétricas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA PRODUÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/52705
Data do documento: 12-Fev-2021
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