Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/52708
Type: | Dissertação |
Title: | A presença dos Museus da Imagem e do Som na web |
Other Titles: | The Image and Sound Museums presence on the web |
Authors: | Isac Daniel Santana |
First Advisor: | Ana Cecília Nascimento Rocha Veiga |
First Referee: | Luiz Henrique Assis Garcia |
Second Referee: | Soraia Nogueira Garabini |
Abstract: | Esta dissertação objetiva compreender como os Museus da Imagem e do Som (MISes) estão implementando e gerindo a sua presença na Web, destacando as ações de difusão dos acervos audiovisuais digitais. Empreendemos reflexões sobre memória e o patrimônio audiovisual brasileiro, bem como o impacto que a revolução digital provocou nos museus com esta tipologia. Dentro deste cenário, objetivamos identificar a relação dos MISes com os ambientes on-line, avaliando a difusão dos acervos digitalizados e nativo digitais por meio de plataformas próprias, como websites, ou comerciais, como as redes sociais. Os recursos metodológicos foram a revisão bibliográfica, coleta ativa de dados e questionários on-line. Os resultados apontam para usos menos estruturados de divulgação deste acervo, concentrando-se mais em redes sociais e menos em recursos cuja recuperação da informação seja mais profissional e efetiva, como os repositórios digitais. As ações on-line foram diversificadas, indo desde web rádio a tour virtuais. Esperamos que este trabalho possa servir de subsídio decisório para os profissionais do campo museal, tanto por meio das lacunas que identifica, quanto pelas boas práticas que destaca, que podem servir de inspiração na gestão e na preservação do nosso precioso patrimônio audiovisual brasileiro. |
Abstract: | This dissertation aims to understand how the Museums of Image and Sound (MISes) are implementing and managing their presence on the Web, highlighting the actions of dissemination of digital audiovisual collections. We undertake reflections on memory and the Brazilian audiovisual heritage, as well as the impact that the digital revolution has caused in museums with this typology. Within this scenario, we aimed to identify the relationship between MISes and online environments, evaluating the diffusion of digitalized and native digital collections through their own platforms, such as websites, or commercial ones, such as social networks. The methodological resources were bibliographic review, active data collection, and online questionnaires. The results point to less structured uses of dissemination of this collection, focusing more on social networks and less on resources whose information retrieval is more professional and effective, such as digital repositories. The online actions were diversified, ranging from web radio to virtual tours. We hope that this work can serve as a decision-making subsidy for professionals in the museum field, both through the gaps it identifies and the good practices it highlights, which can serve as inspiration in the management and preservation of our precious Brazilian audiovisual heritage. |
Subject: | Ciência da informação Museus virtuais Museus - inovações tecnológicas Recursos audiovisuais |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/52708 |
Issue Date: | 29-Nov-2022 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_Isac_A Presença dos Museus da Imagem e do Som na Web.pdf | 4.03 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.