Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/52740
Type: Artigo de Periódico
Title: O ensino e as experiências nas narrativas de professores de inglês
Authors: Annallena de Souza Guedes
Eliene de Souza Paulino
Abstract: Este trabalho tem como objetivo analisar três narrativas de professores de língua inglesa em exercício, através das quais são reveladas experiências que dizem respeito ao processo de ensinar Inglês em contextos de instituições públicas no Brasil. Pautado no conceito de experiência (MICCOLI, 2010), buscamos compreender quais experiências emergem dessas narrativas e como elas influenciam na prática de ensino dos professores. Ademais, pretendemos analisar como os professores de Inglês se veem e quais desafios eles enfrentam nos seus contextos de trabalho. Os resultados desse estudo mostraram que, apesar de todas as experiências de dificuldades e indisciplina reveladas nas narrativas, duas professoras parecem ainda encontrar motivação e esperança quanto à sua profissão. Além disso, percebemos que o modo como os professores veem sua realidade, seus alunos e seu trabalho são importantes para caracterizar sua prática profissional. Assim, acreditamos que o contexto e as experiências retratados nas narrativas podem ser caminhos que direcionem as ações desses professores em sala de aula e, consequentemente, possibilitem reflexões e mudanças no seu papel como educador.
Abstract: This work aims to analyze three English teachers’ narratives, through which are revealed experiences related to the process of teaching English in public institutions of Brazil. Based on the concept of experience (MICCOLI, 2010), we seek to comprehend what experiences emerge from these narratives and how they influence teachers’ teaching practice. Furthermore, we intend to analyze how the English teachers see themselves and what challenges they face in their work contexts. The results of this study showed that, in spite of all the experiences of difficulties and indiscipline revealed in the narratives, two of the teachers seem to still find motivation and hope in relation to their profession. Besides, we realize that the way the teachers see their reality, their students and their work are important to characterize their professional practice. Thus, we believe that the context and experiences portrayed throughout the narratives may be ways that guide these teachers’ actions in the classroom and, consequently, can enable reflections and make changes in their roles as educators.
Subject: Língua inglesa
Língua inglesa (Ensino fundamental)
Professores de inglês
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n30p100-110
URI: http://hdl.handle.net/1843/52740
Issue Date: Sep-2016
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/view/398
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Principia
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O ensino e as experiências nas narrativas de professores de inglês.pdf189.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.