Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/52743
Type: Tese
Title: Tensão na fotografia contemporânea: alguns pontos de vista sobre o mundo
Authors: Daniela Goulart Peres
First Advisor: Maria do Carmo de Freitas Veneroso
First Referee: Stéphane Denis Albert René Philippe Huchet
Second Referee: Fabíola Silva Tasca
Third Referee: Celina Figueiredo Lage
metadata.dc.contributor.referee4: Elisa Maria Amorim Vieira
Abstract: Esta pesquisa propõe investigar a relação engajada do fotógrafo com o mundo, como reveladora das injustiças sociais e também como meio de descobrir o próximo através das viagens, dos detalhes do cotidiano e da intimidade. Este trabalho é baseado na capacidade da fotografia de registrar o momento presente, apesar da recente acessibilidade à manipulação das imagens digitais nos computadores e celulares. Portanto, a postura de Roland Barthes diante da fotografia exposta no seu livro A câmara clara, a de que ela sempre traz consigo seu referente, é considerada o ponto de partida para a presente reflexão. As fotografias aqui analisadas pertencem às áreas da arte, jornalismo e documentação social, entendendo que essas práticas se influenciam e que o campo da fotografia é de difícil demarcação. Os fotógrafos apresentados se assemelham por possuírem um ponto de vista reflexivo sobre as imagens espetaculares, oferecendo assim formas de se romper com o fluxo ostensivo da mídia. Além disso, eles evidenciam o aspecto transcritivo da fotografia na criação de séries fotográficas, ao mesmo tempo documentais e subjetivas. Desta forma, pelas obras dos fotógrafos citados, e a partir da ideia de que a imagem tem uma certa contiguidade com seu referente externo, se estabelece uma reflexão sobre alguns aspectos da fotografia contemporânea.
Abstract: This research proposes to investigate the socially engaged relationship the photographer has with the world, revealing social injustices, and also as a tool for discover the nuances of the everyday life through traveling. This thesis aims to investigate some aspects of photography from its potential to document the present, despite the recent developments and technical accessibility in the manipulation of digital images. Therefore, Roland Barthes’ view in his book A câmara clara, that photography always carries with it its referente, is the starting point for this analysis. The photographs analysed in this research belong to the fields of fine art photography, journalism and social documentary, fields which have no clearly identifiable boundaries and may even influence each other. The practices of the photographers analysed in this research share the same attitudes in response to phenomenom of the image as a spectacle, offering other possibilities away from the ostensible media flow. Furthermore, they highlight the transcriptional aspect of photography creating photographic series while documentary and subjective. Thus, citing the photographers, their works, and from the idea that the image has a certain contiguity with its external referent, this research establishes a reflection on some aspects of contemporary photography.
Subject: Fotografia - Aspectos sociais
Fotografia - Filosofia
Arte e fotografia
Crítica fotográfica
Fotografia - Séc. XXI
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/52743
Issue Date: 8-Sep-2014
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tesedanielagoulart.pdf76.33 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons