Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/52799
Type: Dissertação
Title: Compreendendo a histologia pela análise da morfofuncionalidade da pele por meio de uma sequência didática realizada com alunos do ensino médio
Authors: Georgia Martins Ferreira e Silva
First Advisor: Fernanda de Jesus Costa
Abstract: O cenário educacional no ensino de biologia ainda está muito pautado em aulas teóricas em que os estudantes participam de forma passiva. Dessa forma, nota-se a necessidade de melhoria das práticas educativas estabelecendo metodologias que possam colocar o aluno como protagonista na busca de conhecimento. O ensino por investigação configura-se como uma abordagem didática na qual o aluno é instigado a elaborar hipóteses para a resolução de problemas propostos pelo professor, sendo este um mediador, ou de seu próprio interesse. O presente projeto visa desenvolver uma sequência didática investigativa sobre histologia utilizando do estudo da morfofuncionalidade da pele com alunos do 1º ano do Ensino Médio. Estes poderão desenvolver ações de busca ativa de aprendizado por meio da avaliação, planejamento e interpretação de dados e evidências de fenômenos científicos estimulando o desenvolvimento do senso crítico e relacionando a ciência com o cotidiano. Propõe-se uma sequência didática que se iniciará com aplicação de testes qualitativos pré-avaliativos com posterior contextualização de aspectos relacionados com a pele e sua ligação com o meio externo, a fim de que os alunos sejam capazes de elaborar hipóteses e criar metodologias para suas explicações a serem apresentadas no modelo de feira de ciências. Com a análise dos referenciais teóricos, foi construída, como produto deste trabalho, uma Cartilha Digital, a fim de disponibilizar a sequência didática com outros profissionais, contribuindo para a melhoria da educação pública.
Abstract: The biology teaching's educational scenario is still very based on theoretical classes in which students participate passively. Thus, educational practices need to be improved by establishing methodologies that can place the student as a protagonist in the search for knowledge. Teaching by the investigation is configured as a didactic approach in which the student is encouraged to develop hypotheses to solve problems proposed by the mediator, in this case, the teacher or coming from his interest. The present project aims at developing an investigative didactic sequence about histology using the study of the skin morphofunctionality with students from their freshman year of high school. They will be able to develop actions by learning actively through the evaluation, planning and interpretation of data and scientific phenomena evidence, stimulating the evolution of a critical sense and the relating science with the everyday life. For this goal, a didactic sequence is proposed. Beginning with the application of qualitative pre-evaluative tests with subsequent contextualization of aspects of the skin and its connection with the external environment, the students will be able to elaborate hypotheses and create methodologies capable of being employed and presented in the science fair template. Built from a theoretical framework, a Digital Booklet was developed as a product of this work. Through this Digital booklet, a didactic sequence will be available to other professionals, contributing as one more tool to the improvement of public education.
Subject: Ensino - Biologia
Pesquisa
Histologia
Plano de aula
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/52799
Issue Date: 7-Jul-2022
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCM OFICIAL pós defesa completo.pdf4.61 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons