Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/52853
Type: Dissertação
Title: Samba do corredor: uma forma de se educar coletivamente para relações sociais de tipo novo
Authors: Gilson Antônio Mathias
First Advisor: Conceição Clarete Xavier Travalha
First Referee: Claudia Starling Bosco
Second Referee: Yone Maria Gonzaga
Third Referee: Ana Paula Pedersoli Pereira
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo fazer uma narração da roda de samba como forma de educar para o estabelecimento de relações sociais que sejam horizontais, coletivas e solidárias, as quais se caracterizam, segundo o sociólogo Oder José dos Santos (1993), como relações sociais de tipo novo. Assim, esta proposta se situa no espectro da resistência à perspectiva capitalista de sociedade, em contraposição a um modelo de projeto educacional que tem como um de seus parâmetros a meritocracia, na qual são privilegiadas a competitividade e o individualismo. Entende-se a roda de samba como espaço de acolhimento em que se pratica a experiência do encontro, da música e da arte, de forma coletiva e solidária, sem discriminação e hierarquia. Nela, os participantes atuam voluntariamente, de maneira espontânea, segundo sua intuição e suas construções pessoais, de acordo com suas sensações, percepções e sentimentos naquele momento. A temática central desta pesquisa é o Samba do Corredor, experiência que acontece nas dependências da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) há, aproximadamente, 10 anos, e que tem significativa participação da comunidade universitária de diferentes locais do Campus Pampulha da instituição. A partir de observações e reflexões sobre essa manifestação, busca-se apresentar a roda de samba como fator que contribui para a melhoria das relações interpessoais na universidade, com reflexos na qualidade de vida da comunidade acadêmica e diminuição e/ou prevenção das ocorrências de adoecimento. Nesta perspectiva, o referencial teórico compõe-se, principalmente, pela obra do pesquisador alemão Ferdinand Röhr (2013) e do sociólogo Oder José dos Santos (1992). Para a investigação, foi utilizada a pesquisa qualitativa, tendo como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e a observação participante. Os resultados advindos deste estudo poderão subsidiar a discussão sobre a implementação de espaços e produtos culturais alternativos, a exemplo da criação de núcleos culturais que poderiam utilizar os vários espaços que a universidade possui para a socialização da comunidade, nos quais pessoas e/ou grupos poderiam desenvolver projetos de arte articulados a objetivos de inclusão social e discutir diversos temas por meio de manifestações artísticas, promovendo a construção de saberes para além das salas de aulas, gabinetes e laboratórios.
Abstract: This study aims to make the narration of the samba circle as a way of educating to establish social relation sthat are horizontal, collective, and solidary, characterized by, according to the sociologist Oder José dos Santos (1993), as social relation ships of a new type. This proposal is set in the context of the resistance to the capitalist perspective of society as opposed to the education Project model that hás one of its parameters the meritocracy, in which preferred competitiveness and individualism. Here, the samba circle is understood as space for welcoming through which it is possible to exercise the experience of the encounter between music and art, in a collective, and solidary way, with no discrimination or hierarchy. In it, participants act voluntarily and completely spontaneously, according to their intuition and personal experiences, sensations, perceptions and feelings. The central theme of this study is the Samba do Corridor, na experience that hás been carried out for approximately 10 years at the Faculty of Education of the Federal University of Minas Gerais (UFMG), and with the significant participation of the university community from different parts of the Pampulha Campus of this university. From observations and reflections on this cultural and artistic manifestation, the proposal is to present the samba circle as a factor that helps to improve the interpersonal skills at university, and it is reflected in the quality of life of academic community as well as prevention and reduction of illness. In this perspective, the theoretical frame of reference is mainly based on the work of the German researcher Ferdinand Röhr (2013) and the sociologist Oder José dos Santos (1992). In the case of the present study, a qualitative approach was used, with bibliographical research and participant observation as methodological procedures. The results of this study could subsidize the discussions on implementing alternative spaces and products, as per setting up culturais centers which could use various spaces within the university for social interaction through which persons or groups of persons could develop artistic projects aiming at social inclusion and discuss various themes through artistic events, by promoting the production of knowledge beyond the classroom, offices and laboratories.
Subject: Educação
Sociologia educacional
Música na educação
Música - Aspectos educacionais
Música - Aspectos sociológicos
Música - Aspectos sociais
Espiritualidade
Samba
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/52853
Issue Date: 15-Dec-2021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



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