Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/52868
Type: Artigo de Evento
Title: Facilidades e dificuldades na comunicação entre profissionais de saúde em Unidades de Pronto Atendimento: revisão integrativa
Authors: Karla Rona da Silva
Gabriel Vieira Perdigão Maia
Fátima Ferreira Roquete
Bruno César Ferreira Peixoto
Wesley Vieira Andrade
Abstract: Introdução: A comunicação deve ser meio de interação, ensino, aprendizagem, crescimento e desenvolvimento entre os sujeitos envolvidos, visando colaborar para a construção e alcance do objetivo almejado. Especificamente para a área de urgência e emergência em saúde, o processo comunicativo deve ser utilizado como recurso contínuo, propiciador de segurança e clareza aos profissionais. Objetivo: conhecer os fatores facilitadores e dificultadores da comunicação entre profissionais de saúde em Unidades de Pronto Atendimento. Metodologia: foi realizada uma revisão integrativa da literatura. Critérios de inclusão foram: artigos publicados em português, espanhol e inglês, estar relacionado diretamente ao tema, ter texto completo disponível, publicado entre os anos de 2015 a 2019. Resultados e Discussão: Foram encontrados nove artigos que obedeciam aos critérios estabelecidos, todos pertencem a base de dados MEDLINE, sendo que a maioria das publicações são do ano de 2017. Foi possível perceber que novas ferramentas que atuam no processo comunicativo têm emergido em todo mundo, principalmente após o movimento de globalização, onde a troca de informações ocorre de maneira muito rápida. Essa comunicação é muitas vezes segmentada por ruídos, uma forma de tentar diminui-los ou extingui-los é o uso das ferramentas, que pode ajudar a encontrar pontos de melhoria e ser um instrumento facilitador, constituindo novos desafios às organizações. Conclusão: Como fatores facilitadores: o uso de ferramentas que busquem avaliar o processo comunicativo e a escolha da forma de comunicação adequada. Os fatores dificultadores: as grandes demandas de atendimento no serviço de urgência e emergência, excesso de tarefas e despreparo dos profissionais para realizar uma adequada comunicação, o que pode interferir na relação entre os sujeitos e, por conseguinte, na qualidade do cuidado. Outra adversidade seria a multiplicidade de profissionais de várias áreas de formação e atuação envolvida na UPA.
Subject: Comunicação em Saúde
Gestão em Saúde
Serviços Médicos de Emergência
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/ 10.47094/ICNNESP2020.2
URI: http://hdl.handle.net/1843/52868
Issue Date: 2020
metadata.dc.url.externa: https://editoraomnisscientia.com.br/catalogos/ciencias-da-saude/anais-do-i-congresso-norte-nordeste-de-saude-publica-online-trabalhos-completos/
metadata.dc.relation.ispartof: Congresso Norte-Nordeste de Saúde Pública
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