Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/52879
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAna Paula Hermontpt_BR
dc.creatorLorena Castro Rochapt_BR
dc.creatorIsabela Almeida Pordeuspt_BR
dc.creatorSheyla Márcia Auadpt_BR
dc.date.accessioned2023-05-05T20:21:41Z-
dc.date.available2023-05-05T20:21:41Z-
dc.date.issued2021-12-
dc.citation.volume21pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage15pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.30979/rev.abeno.v21i1.1219pt_BR
dc.identifier.issn2595-0274pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/52879-
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento relacionado ao desgaste dentário erosivo entre pacientes, alunos e docentes de uma faculdade de odontologia brasileira, e compará-lo com um estudo anterior, realizado dez anos antes, no mesmo ambiente acadêmico. Trata-se de um estudo transversal controlado, envolvendo 289 participantes, que foi realizado em uma faculdade de odontologia em Belo Horizonte, sudeste do Brasil. O conhecimento do desgaste erosivo foi avaliado por um questionário autoaplicável. A análise estatística utilizou o teste qui-quadrado e teste Z ajustado pela correção de Bonferroni (p<0,05). Aprovação ética e consentimento informado foram obtidos. Dentre os 289 participantes, 71,0% já ouviram falar sobre o desgaste dentário erosivo, com menor percentual entre os pacientes (p<0,001). Alunos e docentes frequentemente mencionaram transtornos alimentares e dieta ácida como os principais fatores etiológicos para o desgaste erosivo (p<0,001).No entanto, os pacientes relataram bactérias (p=0,026) e má higiene bucal (p=0,002) como fatores etiológicos. A comparação entre os resultados atuais e o estudo anterior não mostrou aumento significativo quanto aos participantes que tinham ouvido falar sobre a essa implicação dentária (p>0,499). Também não houve melhora no conhecimento do desgaste erosivo entre os pacientes (p>0,227), e nenhuma diferença significativa quando eles foram questionados se haviam recebido recomendações preventivas dos alunos (p=0,303). No entanto, houve uma melhora significativa em todas as variáveis em relação às habilidades diagnósticas dos alunos (p<0,005) e no conhecimento dos sinais e sintomas do desgaste erosivo entre os docentes (p=0,030). Em conclusão, o conhecimento do desgaste dentário erosivo ainda não está totalmente incorporado pela amostra. No entanto, houve uma melhoria nas habilidades de diagnóstico dos alunos e docentes desde o último estudo, realizado em 2010.pt_BR
dc.description.resumoThis study aimed to assess knowledge related to erosive tooth wear (ETW) among patients, students and faculty members in a Brazilian dental school and compare it with data from a previous study conducted ten years earlier in the same academic environment. A controlled cross-sectional study involving 289 participants was conducted at a dental school in Belo Horizonte, Southeastern Brazil. Knowledge of ETW was evaluated through a self-administered questionnaire. Statistical analysis used chi-square test; z-test adjusted by Bonferroni correction (p≤0.05). Ethical approval and informed consent were obtained. Among the 289 participants, 71.0% had heard about ETW with a lower percentage among patients (p<0.001). Students and faculty members frequently mentioned eating disorders and acidic diet as the main etiological factors for ETW (p<0.001). However, patients acknowledged bacteria (p=0.026) and poor oral hygiene (p=0.002) as etiological factors. Comparison between present findings and data from the previous study showed no significant increase in participants who had heard about the condition (p>0.499). There was also no improvement in knowledge of ETW among patients (p>0.227), and no significant difference when patients were asked whether they had received preventive recommendations by students (p=0.303). However, there was a significant improvement in all variables regarding students’ diagnostic skills (p<0.005) and in the knowledgeof ETW signs and symptoms among faculty members (p=0.030). In conclusion, knowledge of ETW is still not fully incorporated by the sample. However, there was an improvement in students and faculty’s diagnostic skills since the last study conducted in 2010.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.description.sponsorshipOutra Agênciapt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAO - DEPARTAMENTO DE ODONTOPEDIATRIA E ORTODONTIApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Da ABENO-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducation, dentalpt_BR
dc.subjectStudents, dentalpt_BR
dc.subjectFaculty, dentalpt_BR
dc.subjectPatientspt_BR
dc.subjectTooth erosionpt_BR
dc.subjectKnowledgept_BR
dc.subject.otherEducation, dentalpt_BR
dc.subject.otherStudents, dentalpt_BR
dc.subject.otherFaculty, dentalpt_BR
dc.subject.otherPatientspt_BR
dc.subject.otherTooth erosionpt_BR
dc.subject.otherKnowledgept_BR
dc.titleErosive tooth wear knowledge in a brazilian dental school: what has changed after a decade?pt_BR
dc.title.alternativeConhecimento sobre desgaste dentário erosivo em uma faculdade de odontologia brasileira: o que mudou depois de uma década?pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/1219pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.