Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/52879
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Erosive tooth wear knowledge in a brazilian dental school: what has changed after a decade?
Título(s) alternativo(s): Conhecimento sobre desgaste dentário erosivo em uma faculdade de odontologia brasileira: o que mudou depois de uma década?
Autor(es): Ana Paula Hermont
Lorena Castro Rocha
Isabela Almeida Pordeus
Sheyla Márcia Auad
Resumo: This study aimed to assess knowledge related to erosive tooth wear (ETW) among patients, students and faculty members in a Brazilian dental school and compare it with data from a previous study conducted ten years earlier in the same academic environment. A controlled cross-sectional study involving 289 participants was conducted at a dental school in Belo Horizonte, Southeastern Brazil. Knowledge of ETW was evaluated through a self-administered questionnaire. Statistical analysis used chi-square test; z-test adjusted by Bonferroni correction (p≤0.05). Ethical approval and informed consent were obtained. Among the 289 participants, 71.0% had heard about ETW with a lower percentage among patients (p<0.001). Students and faculty members frequently mentioned eating disorders and acidic diet as the main etiological factors for ETW (p<0.001). However, patients acknowledged bacteria (p=0.026) and poor oral hygiene (p=0.002) as etiological factors. Comparison between present findings and data from the previous study showed no significant increase in participants who had heard about the condition (p>0.499). There was also no improvement in knowledge of ETW among patients (p>0.227), and no significant difference when patients were asked whether they had received preventive recommendations by students (p=0.303). However, there was a significant improvement in all variables regarding students’ diagnostic skills (p<0.005) and in the knowledgeof ETW signs and symptoms among faculty members (p=0.030). In conclusion, knowledge of ETW is still not fully incorporated by the sample. However, there was an improvement in students and faculty’s diagnostic skills since the last study conducted in 2010.
Abstract: Este estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento relacionado ao desgaste dentário erosivo entre pacientes, alunos e docentes de uma faculdade de odontologia brasileira, e compará-lo com um estudo anterior, realizado dez anos antes, no mesmo ambiente acadêmico. Trata-se de um estudo transversal controlado, envolvendo 289 participantes, que foi realizado em uma faculdade de odontologia em Belo Horizonte, sudeste do Brasil. O conhecimento do desgaste erosivo foi avaliado por um questionário autoaplicável. A análise estatística utilizou o teste qui-quadrado e teste Z ajustado pela correção de Bonferroni (p<0,05). Aprovação ética e consentimento informado foram obtidos. Dentre os 289 participantes, 71,0% já ouviram falar sobre o desgaste dentário erosivo, com menor percentual entre os pacientes (p<0,001). Alunos e docentes frequentemente mencionaram transtornos alimentares e dieta ácida como os principais fatores etiológicos para o desgaste erosivo (p<0,001).No entanto, os pacientes relataram bactérias (p=0,026) e má higiene bucal (p=0,002) como fatores etiológicos. A comparação entre os resultados atuais e o estudo anterior não mostrou aumento significativo quanto aos participantes que tinham ouvido falar sobre a essa implicação dentária (p>0,499). Também não houve melhora no conhecimento do desgaste erosivo entre os pacientes (p>0,227), e nenhuma diferença significativa quando eles foram questionados se haviam recebido recomendações preventivas dos alunos (p=0,303). No entanto, houve uma melhora significativa em todas as variáveis em relação às habilidades diagnósticas dos alunos (p<0,005) e no conhecimento dos sinais e sintomas do desgaste erosivo entre os docentes (p=0,030). Em conclusão, o conhecimento do desgaste dentário erosivo ainda não está totalmente incorporado pela amostra. No entanto, houve uma melhoria nas habilidades de diagnóstico dos alunos e docentes desde o último estudo, realizado em 2010.
Assunto: Education, dental
Students, dental
Faculty, dental
Patients
Tooth erosion
Knowledge
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAO - DEPARTAMENTO DE ODONTOPEDIATRIA E ORTODONTIA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v21i1.1219
URI: http://hdl.handle.net/1843/52879
Data do documento: Dez-2021
metadata.dc.url.externa: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/1219
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Da ABENO
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Erosive tooth wear knowledge in a brazilian dental school - what has changed after a decade.pdf343.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.