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http://hdl.handle.net/1843/52888
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Sheyla Ribeiro Rocha | pt_BR |
dc.creator | Gustavo Salata Romão | pt_BR |
dc.creator | Agnaldo Lopes da Silva Filho | pt_BR |
dc.creator | Marcos Felipe Silva de sá | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-05T22:49:54Z | - |
dc.date.available | 2023-05-05T22:49:54Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.citation.volume | 48 | pt_BR |
dc.citation.issue | 4 | pt_BR |
dc.citation.spage | 218 | pt_BR |
dc.citation.epage | 221 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0100-7254 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/52888 | - |
dc.description.resumo | Para desenvolver competências clinicas, é essencial que o treinamento do residente ocorra em diferentes contextos da pratica profissional. No entanto, a qualidade do treinamento no dia a dia da residência depende do número e do tipo de pacientes atendidos, bem como da experiência do preceptor que faz a supervisão. Desde o inicio da década de 1990, estudiosos da educação médica lidam com o desafio de monitorar e avaliar de forma confiável o processo de aprendizagem e a aquisição de competências médicas durante as atividades práticas. Esse monitoramento é fundamental para garantir o aprendizado e a qualidade dos programas de residência. Atualmente, duas estratégias são recomendadas para esse fim: o Logbook (Diário de Bordo) e o Portfólio. Esses registros são utilizados para o credenciamento dos programas de residência e certificação dos especialistas. Tanto os Logbooks quanto os Portfólios são recursos valiosos para o treinamento, supervisão e autoavaliação do residente. A análise do seu conteúdo fornece subsídios para a avaliação de residentes e de programas. Os Logbooks compreendem registros de atividades e procedimentos realizados pelo residente. Já os Portfólios compreendem coleções de registros documentados das atividades profissionais realizadas com narrativas crítico-reflexivas sobre elas. O sucesso na implementação dos Logbooks e Portfólios nos Programas de Residência depende do seu alinhamento a Matriz de Competência da Especialidade e da sensibilização e capacitação de preceptores e supervisores de programas. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | MED - DEPARTAMENTO DE GINECOLOGIA OBSTETRÍCIA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Femina | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Competência clínica | pt_BR |
dc.subject | Logbook | pt_BR |
dc.subject | Diário de bordo | pt_BR |
dc.subject | Portfólio | pt_BR |
dc.subject.other | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.other | Competência clínica | pt_BR |
dc.subject.other | Registros médicos | pt_BR |
dc.title | O uso do Logbook e do Portifólionos nos Programas de Residência Médica | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | https://www.febrasgo.org.br/pt/femina/item/1038-revista-femina-2020-vol-48-n-03 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-8486-7861 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
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File | Description | Size | Format | |
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O uso do logbook e do portifólionos programas de residência médica.pdf | 1.2 MB | Adobe PDF | View/Open |
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