Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/52888
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DC FieldValueLanguage
dc.creatorSheyla Ribeiro Rochapt_BR
dc.creatorGustavo Salata Romãopt_BR
dc.creatorAgnaldo Lopes da Silva Filhopt_BR
dc.creatorMarcos Felipe Silva de sápt_BR
dc.date.accessioned2023-05-05T22:49:54Z-
dc.date.available2023-05-05T22:49:54Z-
dc.date.issued2020-
dc.citation.volume48pt_BR
dc.citation.issue4pt_BR
dc.citation.spage218pt_BR
dc.citation.epage221pt_BR
dc.identifier.issn0100-7254pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/52888-
dc.description.resumoPara desenvolver competências clinicas, é essencial que o treinamento do residente ocorra em diferentes contextos da pratica profissional. No entanto, a qualidade do treinamento no dia a dia da residência depende do número e do tipo de pacientes atendidos, bem como da experiência do preceptor que faz a supervisão. Desde o inicio da década de 1990, estudiosos da educação médica lidam com o desafio de monitorar e avaliar de forma confiável o processo de aprendizagem e a aquisição de competências médicas durante as atividades práticas. Esse monitoramento é fundamental para garantir o aprendizado e a qualidade dos programas de residência. Atualmente, duas estratégias são recomendadas para esse fim: o Logbook (Diário de Bordo) e o Portfólio. Esses registros são utilizados para o credenciamento dos programas de residência e certificação dos especialistas. Tanto os Logbooks quanto os Portfólios são recursos valiosos para o treinamento, supervisão e autoavaliação do residente. A análise do seu conteúdo fornece subsídios para a avaliação de residentes e de programas. Os Logbooks compreendem registros de atividades e procedimentos realizados pelo residente. Já os Portfólios compreendem coleções de registros documentados das atividades profissionais realizadas com narrativas crítico-reflexivas sobre elas. O sucesso na implementação dos Logbooks e Portfólios nos Programas de Residência depende do seu alinhamento a Matriz de Competência da Especialidade e da sensibilização e capacitação de preceptores e supervisores de programas.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMED - DEPARTAMENTO DE GINECOLOGIA OBSTETRÍCIApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Femina-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCompetência clínicapt_BR
dc.subjectLogbookpt_BR
dc.subjectDiário de bordopt_BR
dc.subjectPortfóliopt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.subject.otherCompetência clínicapt_BR
dc.subject.otherRegistros médicospt_BR
dc.titleO uso do Logbook e do Portifólionos nos Programas de Residência Médicapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.febrasgo.org.br/pt/femina/item/1038-revista-femina-2020-vol-48-n-03pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8486-7861pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

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