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dc.creatorRosilene Aparecida Paivapt_BR
dc.creatorRaquel Randowpt_BR
dc.creatorLuciene Patrícia Dinizpt_BR
dc.creatorVanessa de Almeida Guerrapt_BR
dc.date.accessioned2023-05-08T20:19:53Z-
dc.date.available2023-05-08T20:19:53Z-
dc.date.issued2018-
dc.citation.volume28pt_BR
dc.citation.issueSupl5pt_BR
dc.citation.spage181pt_BR
dc.citation.epage184pt_BR
dc.identifier.doihttp://www.dx.doi.org/10.5935/2238-3182.20180135pt_BR
dc.identifier.issn2238-3182pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/52932-
dc.description.abstractIntroduction: The objective of this literature review was to identify the attributes of the manager in health services and the challenges faced in his daily life. Method: A literature search was conducted in the Regional Virtual Library (BVS) and the Capes Portal. Results: The manager is the key piece to manage, coordinate and improve the quality of the services offered. Being necessary technical, analytical, financial skills and the great challenge is to be efficient, to work with inadequate structures, transient personnel. Conclusions: Through these results it was observed that for the manager to develop a quality management it is essential to have a tactical vision associated to the clear and objective strategic planning, thus assuming the local leadership to be an agent of articulation, promotion and improvement in the offered services.pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: O objetivo desta revisão de literatura foi identificar as atribuições do gestor nos serviços de saúde e os desafios enfrentados em seu cotidiano. Método: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica na Biblioteca Virtual Regional (BVS) e no Portal Capes. Resultados: O gestor é a peça chave para gerenciar, coordenar e melhorar a qualidade dos serviços ofertados. Sendo necessário ter competências técnicas, analíticas, financeiras e o grande desafio é ser eficiente, trabalhar com estruturas inadequadas, pessoal transitório. Conclusões: Observou-se que para o gestor desenvolver uma gestão de qualidade é imprescindível ter uma visão tática associada ao planejamento estratégico claro e objetivo, assumindo assim a liderança local para ser agente de articulação, promoção e melhoria nos serviços ofertados.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM APLICADApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista médica de Minas Geraispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectServiços de saúdept_BR
dc.subjectGestão em saúdept_BR
dc.subjectGestor de saúdept_BR
dc.subjectAdministração de serviços de saúdept_BR
dc.subject.otherServiços de saúdept_BR
dc.subject.otherGestão em saúdept_BR
dc.subject.otherGestor de saúdept_BR
dc.subject.otherAdministração de serviços de saúdept_BR
dc.titleO papel do gestor de serviços de saúde: revisão de literaturapt_BR
dc.title.alternativeHealth manager's role: literature reviewpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://rmmg.org/artigo/detalhes/2455pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6086-7939pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5877-0030pt_BR
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