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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Perfil dos participantes de um curso de aprimoramento em enfermagem obstétrica
Título(s) alternativo(s): Profile of the participants of an advanced course in obstetric nursing
Perfil de los participantes de un curso de perfeccionamiento en enfermería obstétrica
Autor(es): Juliana Maria Almeida do Carmo
Kleyde Ventura de Souza
Elysângela Dittz Duarte
Bruna Figueiredo Manzo
Fernanda Penido Matozinhos
Resumen: Objetivos: analisar o perfil dos participantes do Curso de Aprimoramento para Enfermagem Obstétrica (EO). Métodos: estudo transversal, conduzido com participantes do Curso de Aprimoramento para EO dos anos de 2014 a 2016. As variáveis incluídas neste estudo referem-se às características sociodemográficas, econômica e de trabalho dos participantes. Para comparar as proporções e verificar as associações foi utilizado o teste exato de Fisher. Resultados: analisou-se 129 formulários dos participantes. A maioria era do sexo feminino, de cor branca, casadas e com mediana de idade de 35 anos. Em relação às regiões de atuação no país, houve predomínio da Nordeste. Houve diferença estatisticamente significativa entre a Instituição de Ensino Superior (IES) de especialização em EO segundo a área de atuação e de residência por regiões brasileiras, anos de conclusão de especialização e bolsa de estudos. Conclusões: a formação é, indubitavelmente, fator relevante para que as melhorias na assistência obstétrica se perpetuem. Observou-se que, mais recentemente, as IES privadas vêm oferecendo mais oportunidades de formação do que as IES públicas.
Abstract: Objectives: to analyze the profile of the participants of the Advanced Course in Obstetric Nursing. Methods: cross-sectional study conducted with participants of the Advanced Course in Obstetric Nursing from 2014 to 2016. The variables included in this study refer to the socio-demographic, economic, and work characteristics of the participants. The Fisher’s exact test was used to compare the proportions and verify the associations. Results: 129 participant forms were analyzed. Most of the participants were white and married women around 35 years old. With respect to the regions, most of them were from Northeast. There was a statistically significant difference between the Higher Educational Institution (IES) specialization in Obstetric Nursing regarding the area of expertise and place of residency per Brazilian region, year of completion of the specialization, and scholarship. Conclusions: the education is assuredly a relevant factor in order to perpetuate the improvements in the obstetric care. It was noted, more recently, that the private IES have offered more opportunities in education than the public IES.
Asunto: Parto
Enfermagem Obstétrica
Enfermeiras Obstétricas
Educação Continuada em Enfermagem
Assistência Perinatal
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM MATERNO INFANTIL E SAÚDE PÚBLICA
ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.5935/1415-2762.20190006
URI: http://hdl.handle.net/1843/52941
Fecha del documento: 9-may-2019
metadata.dc.url.externa: https://reme.org.br/artigo/detalhes/1300
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Mineira de Enfermagem
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