Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/52963
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Análise da validade de conteúdo do questionário do perfil de alfabetização física pelos cuidadores de crianças e adolescentes com deficiência entre 6 a 21 anos
Autor(es): Karen Cristina Siqueira Chaves
Primeiro Orientador: Hércules Ribeiro Leite
Primeiro Coorientador: Rafaela Guimarães Ferreira
Primeiro membro da banca : Deisiane de Oliveira Souto
Segundo membro da banca: Amanda Cristina Fernandes
Resumo: Introdução: A alfabetização física (AF) é definida como a “motivação, confiança, competência física, conhecimento e compreensão para valorizar e assumir a responsabilidade pelo envolvimento em atividades físicas por toda a vida” (KEEGAN; BARNETT; DUDLEY, 2019). O Questionário do Perfil de Alfabetização Física (QPAF) foi desenvolvido para medir a AF em todos seus domínios e elementos, e para proporcionar um melhor planejamento e intervenção de atividades físicas e recreativas de crianças, adolescentes e adultos jovens com deficiência física entre 6ª 21 anos (SOUZA E FERREIRA, 2021). Objetivo: Desta forma, se faz necessário a investigação da validade de conteúdo em pais e/ou cuidadores responsáveis de crianças, adolescentes e adultos jovens com deficiência física entre 6 a 21 anos. Metodologia: Trata-se de um estudo metodológico, guiado pelo Consensus-based Standards for the selection of health Measurement Instruments (COSMIN) para avaliar a validade de conteúdo pelos cuidadores. O questionário estruturado englobou questões relativas à relevância, abrangência e compreensão dos itens e da redação do instrumento. Resultados: Foram recrutados 50 cuidadores, sendo que 48 (96%) correspondem à mães/pais e apenas 2 (4%) são outros cuidadores. Quanto as crianças, adolescentes e adultos jovens entre 6 a 21 anos, 35 indivíduos (70%) são do sexo masculino e 15 (30%) do sexo feminino, a média de idade foi de 11,17 com desvio padrão de 4,44. A condição de saúde dos participantes mais predominante foi o Transtorno do Espectro Autista, com 27 indivíduos (54%) e a Paralisia Cerebral com 16 indivíduos (32%). Conclusão: A partir do presente estudo, verificou-se que o QPAF apresentou uma adequada validade de conteúdo nos cuidadores de crianças, adolescentes e adultos jovens com deficiências.
Abstract: Introduction: Physical literacy (PA) is defined as the “motivation, confidence, physical competence, knowledge and understanding to value and take responsibility for lifelong involvement in physical activity” (KEEGAN; BARNETT; DUDLEY, 2019). The Physical Literacy Profile Questionnaire (QPAF) was developed to measure PA in all its domains and elements, and to provide better planning and intervention in physical and recreational activities for children, adolescents and young adults with physical disabilities between 6 and 21 years old. (SOUZA AND FERREIRA, 2021). Objective: In this way, it is necessary to investigate the validity of content in parents and/or responsible caregivers of children, adolescents and young adults with physical disabilities between 6 and 21 years old. Methodology: This is a methodological study, guided by the Consensus-based Standards for the selection of health Measurement Instruments (COSMIN) to assess content validity by caregivers. The structured questionnaire included questions related to the relevance, scope and understanding of the items and the wording of the instrument. Results: 50 caregivers were recruited, of which 48 (96%) were mothers/fathers and only 2 (4%) were other caregivers. As for children, adolescents and young adults aged 6 to 21 years, 35 individuals (70%) are male and 15 (30%) female, the mean age was 11.17 with a standard deviation of 4.44 . The most prevalent health condition of the participants was Autistic Spectrum Disorder, with 27 individuals (54%) and Cerebral Palsy with 16 individuals (32%). Conclusion: Based on the present study, it was found that the QPAF had adequate content validity for caregivers of children, adolescents and young adults with disabilities.
Assunto: Exercícios físicos
Pessoas com deficiência
Questionários
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Curso: Curso de Graduação em Fisioterapia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/52963
Data do documento: 3-Dez-2022
Aparece nas coleções:Especialização em Avanços Clínicos em Fisioterapia

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